METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE CUSTOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.2020423

Palabras clave:

Metodologias ativas de ensino, Teoria da Assimilação, Análise de Custos, Storytelling, Método do caso, Trabalho de campo

Resumen

O estudo analisou se o uso de metodologias ativas na disciplina de Análise de Custos do curso de Ciências Contábeis contribui para uma aprendizagem significativa dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior pública. À luz da Teoria da Assimilação de David Ausubel, desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem mista no 2º semestre letivo de 2018. A população deste estudo é composta por 87 alunos, distribuídos em dois turnos: integral e noturno. Na etapa quantitativa, foi utilizado o quase-experimento com um grupo de controle não equivalente. Para isso, foram formados dois grupos amostrais (Experimental e de Controle) e o tratamento foi conduzido em duas etapas. Foram aplicados questionários com o objetivo de identificar o perfil socioeconômico dos alunos, bem como Testes de Conhecimentos para avaliar o desempenho acadêmico. Os dados obtidos por meio dos questionários foram tratados por meio de análise descritiva e testes de comparações de médias. Na sequência, realizou-se a Etapa Qualitativa, com o propósito de examinar a perspectiva dos alunos acerca do uso das metodologias ativas. A percepção dos alunos foi coletada por intermédio de entrevistas de grupos focais. Para interpretar as declarações dos entrevistados, procedeu-se a técnica da análise de conteúdo. Ambas as etapas experimentais deste estudo demonstraram que houve aumento significativo do desempenho acadêmico dos alunos submetidos às metodologias ativas. Alinhado a este achado, os relatos dos alunos revelaram que as condições necessárias para a ocorrência da aprendizagem significativa (conhecimento prévio disponível; conteúdo potencialmente significativo; disposição em aprender) foram criadas quando usadas as metodologias ativas.

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Biografía del autor/a

Isolfi Vieira Rocha Neto, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia

Edvalda Araújo Leal, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (SP). Professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2021-11-26

Cómo citar

Rocha Neto, I. V., & Leal, E. A. (2021). METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE CUSTOS. Revista Universo Contábil, 16(4), 50–69. https://doi.org/10.4270/ruc.2020423

Número

Sección

Sección Nacional