REPUTAÇÃO CORPORATIVA E NÍVEL DE DISCLOSURE DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20106Palabras clave:
Reputação corporativa, Disclosure, Dados em painel.Resumen
O objetivo deste artigo é analisar se a reputação corporativa pode ser considerada um dos direcionadores do nível de disclosure voluntário das empresas de capital aberto no Brasil. O desenvolvimento da pesquisa se deu através de investigação empírica, sendo analisadas 115 observações referentes a 23 companhias brasileiras para o período de 2000 a 2004. No processo de análise dos dados foram utilizadas regressões com dados em painel, sendo adotada a abordagem de efeitos aleatórios, pois, para fins deste estudo, essa foi a abordagem que se apresentou mais adequada. Constatou-se, pelos resultados, que a reputação corporativa possui uma associação positiva com a quantidade de disclosure voluntário, sugerindo que as empresas de capital aberto no Brasil que possuem forte reputação fornecem aos stakeholders uma quantia maior de disclosure voluntário, deste modo a reputação corporativa seria um dos direcionadores do nível de disclosure voluntário das companhias brasileiras. Adicionalmente, este estudo fornece evidências de que o tamanho da empresa também afeta a quantidade de disclosure voluntário, assim empresas maiores evidenciam mais, possivelmente devido a menores custos de divulgação.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-02-03
Cómo citar
Olak Alves Cruz, C. V., & Sampaio Franco de Lima, G. A. (2010). REPUTAÇÃO CORPORATIVA E NÍVEL DE DISCLOSURE DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL. Revista Universo Contábil, 6(1), 85–101. https://doi.org/10.4270/ruc.20106
Número
Sección
Sección Nacional
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.