EFEITOS DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA NA TAX AVOIDANCE DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO

Autores/as

  • Robério Dantas de França Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Paulo Aguiar do Monte Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.2019430

Palabras clave:

Reputação corporativa, Tax avoidance, Effective Tax Rate.

Resumen

O objetivo do estudo é analisar o efeito da reputação corporativa na tax avoidance de empresas brasileiras de capital aberto. O tema é pouco explorado na área de contabilidade e tributos e, no Brasil não foi encontrado estudo que relacione de forma direta a reputação corporativa com a tax avoidance, o que garante o pioneirismo do estudo. Para alcançar tal propósito, utilizam-se regressões de dados em painel (estimadores FE-LSDV, RE e GMM) e testa-se a hipótese de associação da reputação corporativa com a tax avoidance. Utiliza a Effective Tax Rate – ETR e a ETR Diferencial como proxie de tax avoidance. A reputação corporativa é mensurada através de cinco proxies: (i) presença da firma no ranking Melhores e Maiores empresas do Brasil da revista Exame; (ii) ratings da Standard & Poor’s; (iii) Índice de Responsabilidade Empresarial – ISE; (iv) cobertura de analistas de mercado, e; (v) Índice de Reputação Corporativa – IRC, construída neste estudo para capturar a reputação estabelecida. A amostra de pesquisa contempla 225 empresas brasileiras de capital aberto, totalizando 1.575 observações/ano no período de 2010 a 2016. Em conjunto, os resultados confirmam parcialmente a hipótese de pesquisa, uma vez que nem todas as proxies de reputação se mostraram eficientes. Contudo, evidenciam a propensão das empresas com reputação forte a aumentarem a tax avoidance. Uma possível explicação para os achados é que essas empresas ignoram possíveis fatores de riscos fiscais e danos à reputação, sugerindo a existência do fenômeno do licenciamento moral no contexto dessas empresas.

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Biografía del autor/a

Robério Dantas de França, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB-UFPB-UFRN)

Paulo Aguiar do Monte, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Professor da Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB 

Professor da Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

França, R. D. de, & Monte, P. A. do. (2020). EFEITOS DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA NA TAX AVOIDANCE DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO. Revista Universo Contábil, 15(4), 109–126. https://doi.org/10.4270/ruc.2019430

Número

Sección

Sección Nacional