GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAÇÕES E NÃO-FUNDAÇÕES

Autores/as

  • Leonardo Fabris Lugoboni Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP); Professor do Mestrado em Administração da Universidade Ibirapuera
  • Fabio Luiz Santana de Sousa Especialista em Controladoria pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
  • Lidiane Moreira da Silva Especialista em Controladoria pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
  • Wilson Toshio Nakamura Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP); Professor Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.2019323

Palabras clave:

Governança Corporativa, Instituições de Ensino Superior, Governança em Instituições de Ensino Superior.

Resumen

O objetivo desta pesquisa é a de evidenciar e comparar se os aspectos de governança corporativa utilizados pelas Instituições de ensino superior que são Fundações diferem das demais instituições de ensino superior. Para isso, foi necessário identificar aspectos pertencentes a governança comporativa nos PDIs de diferentes Instituições de ensino superior. A pesquisa documental descritiva analisou 26 PDIs pertencentes às principais Instituições de ensino superior localizadas na região sudeste do Brasil, sendo que 8 tem como natureza jurídica a definição de fundações. A análise de dados foi realizada por meio da leitura dos planos de desenvolvimento institucional e os dados foram tabulados em planilha eletrônica. Percebe-se que os elementos de governança mais evidenciados são os relacionados aos stakeholders e meio ambiente. Elementos como “Prestação de Contas”, “Auditoria Independente” e “Comitê de Auditoria” tiveram pouca ou nenhuma evidenciação tanto nas IES fundações como nas IES não-fundações. Ainda de acordo com os dados da pesquisa há diferença entre as IES fundações e IES não-fundações com relação a quantidade de elementos que são evidenciados e que não são evidenciados. Também se percebe diferença entre as IES fundações e não-fundações com relação a quantidade de vezes que os elementos são mencionados por página. Apresenta-se como maior contribuição desta pesquisa a identificação de que a forma como as IES fundações e não-fundações evidenciam seus elementos de governança se diferem com relação a quantidade de elementos que são evidenciados e que não são evidenciados e a quantidade de vezes que os elementos são mencionados por página.

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Publicado

2020-09-02

Cómo citar

Lugoboni, L. F., Sousa, F. L. S. de, Silva, L. M. da, & Nakamura, W. T. (2020). GOVERNANÇA CORPORATIVA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAÇÕES E NÃO-FUNDAÇÕES. Revista Universo Contábil, 15(3), 114–132. https://doi.org/10.4270/ruc.2019323

Número

Sección

Sección Nacional