TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: HÁ IMPACTO NO DESEMPENHO ACADÊMICO?

Autores/as

  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Luís Eduardo Afonso Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.4270/RUC.2018101

Palabras clave:

Tecnologia Educacional, Desempenho Acadêmico, Educação Contábil, Experimento.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo identificar o impacto do uso de duas tecnologias, chat e fórum de discussão, no desempenho acadêmico. Cada vez mais os estudantes utilizam e são atraídos pelo uso frequente de tecnologias, tendo como resultado grande fluência e versatilidade na sua aplicação. Portanto, é fundamental definir a maneira mais adequada de desenhar o processo de ensino de forma atraente para os estudantes. O referencial teórico está baseado na literatura sobre Tecnologias na Educação e Desempenho Acadêmico. Na essência, o estudo consistiu na realização de um experimento em uma turma da disciplina Contabilidade Introdutória de uma universidade federal, cuja principal diferença era o uso das tecnologias na educação, com o intuito de identificar os impactos do uso dessas tecnologias no desempenho dos estudantes. Os resultados do desempenho foram analisados utilizando teste de diferenças entre as médias de duas amostras com variâncias equivalentes. As tecnologias utilizadas foram o chat e o fórum de discussão. No grupo de tratamento, a intervenção caracterizou-se pelo fato de, além das atividades regulares da disciplina (adotadas no grupo de controle), terem sido empregadas as duas tecnologias. No início do semestre, os grupos foram definidos de forma aleatória, por meio de um sorteio. No início do segundo bimestre, os grupos foram invertidos: o grupo de tratamento passou a ser o de controle e vice-versa. Ao final, observou-se que o desempenho acadêmico pode ser aumentado com o uso das tecnologias. Os estudantes do grupo de tratamento tiveram uma variação positiva de 3,97 pontos na primeira etapa do experimento, enquanto que o grupo de controle teve uma variação de 2,69 pontos. Deve-se destacar ainda, que a variável idade afetou o desempenho dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública e Exame de Suficiência do CFC Comentado. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Geral e Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: demonstração dos fluxos de caixa, contabilidade pública, transparência, micro e pequenas empresas, tecnologias da informação e comunicação na educação, finanças, pesquisa em contabilidade e organizações do terceiro setor.

Luís Eduardo Afonso, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Engenharia de Produção - Área Mecânica pela Universidade de São Paulo (1990), graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1999) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2003). De setembro de 2007 a 2012 foi Professor Doutor do Departamento de Contabilidade e Atuária (EAC) da FEA/USP. De setembro de 2012 a setembro de 2014 foi Professor Doutor 2 do EAC/FEA/USP. De agosto de 2010 a agosto de 2012 foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade do Departamento de Contabilidade e Atuária (PPGCC) da FEA/USP. De agosto de 2012 a agosto de 2014 foi vice-coordenador do PPGCC. Foi coordenador do Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre USP, UEFS e UNEB de agosto de 2012 a agosto de 2014. Desde setembro de 2014 é Professor Associado da USP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Programas de Bem-Estar Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Previdência Social, Seguro, Microsseguro e Educação. Autor de diversos capítulos e organizador do livro "Tecnologia, Educação e Contabilidade" (Ed. Atlas, 2015)

Citas

ABRAMI, P. C.; BERNARD, R. M.; BURES, E. M., BOROKHOVSKI, E.; TAMIM, R. M. Interaction in distance education and online learning: using evidence and theory to improve practice. J Comput High Educ, v. 23, p. 82-103, 2011.

ALDAMEN, H.; DUNCAN, K. Engagement via web-based quizzes and exam performance in a blended learning intermediate accounting course. Anais European Accounting Association Annual Congress. Paris, França, 2013.

ALDAMEN, H.; AL-ESMAIL, R.; HOLLINDALE, J. Does lecture capturing impact student performance and attendance in an introductory accounting course? Accounting Education, v. 24, n.4, p. 291–317, 2015.

APOSTOLOU, B.; DORMINEY, J. W.; HASSELL, J. M.; REBELE, J. E. Accounting education literature review (2016). Journal of Accounting Education, v. 39, p. 1–31, 2017

APOSTOLOU, B.; DORMINEY, J. W.; HASSEL, J. M.; REBELE, J. E. Acounting education literature review. Journal of Accounting Education, v. 35, p.20-55, 2016.

ATIF, Y. Conversational learning integration in technology enhanced classrooms. Computers in Human Behavior, p. 1-8, 2012.

BROPHY, J. Motivating Students to Learn. 3. ed., New York: Taylor & Francis, 2010.

BYRNE, M.; FLOOD, B. Examining the relationships among background variables and academic performance of first year accounting students at an Irish University. Journal of Accounting Education,v. 26, n. 4, p. 202-212, 2009.

CARNEIRO, R.; TOSCANO, J. C.; DÍAZ, T. (Coord.). Los desafíos de las TIC para el cambio educativo. Colección Metas Educativas. Madrid: OEI/Fundación Santillana, 2009.

CHAN, S. H.; SONG, Q.; RIVERA, L. H.; TRONGMATEERUT, P. Using an educational computer program to enhance student performance in financial accounting. Journal of Accounting Education, v. 36, p. 43–64, set. 2016.

CHEN, G. D.; CHANG, C. K.; WANG, C. Y. Ubiquitous learning website: scaffold learners by mobile devices with information-aware techniques. Computers & Education, v. 50, n. 1, p. 77–90, 2008.

CHIANG, A. C-C.; FUNG, I. P-W. Redesigning chat forum for critical thinking in a problem-based learning environment. Internet and Higher Education, v. 7, n. 4, p. 311-328, 2004.

CHIZMAR, J. F.; WALBERT, M. S. Web-Based Learning Environments Guided by Principles of Good Teaching Practice. The Journal of Economic Education, v. 30, n. 3, p. 248-259, 1999.

CHOU, S.; LIU, C. Learning effectiveness in a Web-based virtual learning environment: a learner control perspective. Journal of Computer Assisted Learning, v. 21, n. 1, p. 65–76, 2005.

COHEN, L; MANION, L; MORRISON, K. Research Methods in Education. 6. ed., New York: Taylor & Francis e-Library, 2007.

CORNACHIONE JUNIOR, E. B. Tecnologia da educação e curso de Ciências Contábeis: modelos colaborativos virtuais. 2004. Tese de livre-docência, Curso de Pós-graduação em Contabilidade e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

CORNACHIONE JUNIOR, E. B.; LAWANTO, O.; GITHENS, R. P.; JOHNSON, S. D.The Role of Students' Professional Experience in Online Learning: Analysis of Asynchronous Participation. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching, v.8, n. 2, 2012.

DAVIES, J.W.; RUTHERFORD, U. Learning from fellow engineering students who have current professional experience. European Journal of Engineering Education, v. 37, n. 4, p. 354-365, 2012.

FRIEDMAN, D.; SUNDER, S. Experimental methods: a primer for economists. New York: University of Cambridge, 1994.

GALL, M.; GALL, J.; BORG, W. Educational Research. 7. ed. White Plains, New York: Longman, 2002.

HAVNES, A.; SMITH, K.; DYSTHE, O.; LUDVIGSEN, K. Formative assessment and feedback: Making learning visible. Studies in Educational Evaluation, v. 38, n. 1, p. 21-27, 2012.

HOLTZBLATT, M.; TSCHAKERT, N. Expanding your accounting classroom with digital

video technology, Journal of Accounting Education, v. 29, p.100-121, 2011

HOU, H. T. Analyzing the behavioral differences between students of different genders, prior knowledge and learning performance with an educational MMORPG: A longitudinal case study in an elementary school. British Journal of Educational Technology, v. 44, n. 3, p. 85-89, 2013.

JENA, P. C. Effect of Technology Based Learning Environment on Academic Achievement. Techno LEARN, v. 1, n. 2, p. 221-229, 2011.

LIST, J. A.; SADOFF, S.; WAGNER, M. So you want to run an experiment, now what? Some simple rules of thumb for optimal experimental design. Experimental Economics, v. 14, n. 4, p. 439–457, 2011.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005.

MAGALHÃES, F. A. C.; ANDRADE, J. X. Exame vestibular, características demográficas e desempenho na universidade: em busca de fatores preditivos. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2006. Anais... São Paulo: USP, 2006.

McKECHNIE, J.; DUNLEAVY, K.; HOBBS, S. Student employment and its educational impact: a Scottish study. Scottish Educational Review, v. 37, n. 1, p. 58-67, 2005.

McLEOD, S.; DAWSON, S.; BERG L. Using online chat to enhance peer learning while on fieldwork placements. International Journal of Innovation in Science and Mathematics Education, v. 8, n. 1, 2002.

MIRANDA, G. J.; LEMOS, K. C. S.; PIMENTA, A. S. O.; FERREIA, M. A. Determinantes do Desempenho Acadêmico na Área de Negócios. In.: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 4, 2013. Anais... Florianópolis: ANPAD, 2013.

MORRIS, M.; BURNETT, R. D.; SKOUSEN, C.; AKAABOUNE, O. Accounting education and reform: A focus on pedagogical intervention and its long-term effects. The Accounting Educators’ Journal, n. 25, p. 67–93, 2015.

NOVAK, J. D. Learning, Creating, and Using Knowledge: concept maps as facilitative tools in schools and corporations. New York: Taylor & Francis, 2010.

OLIVER, M.; HARVEY, J. What does ‘impact’ mean in the evaluation of learning technology? Educational Technology & Society, v. 5, n. 3, p. 18-26, 2002.

SAVAGE, S. J. The Effect of Information Technology on Economic Education. The

Journal of Economic Education, v. 40, n. 4, p. 337-353, 2009.

SCHRUM, L.; LEVIN, B. B. Leading 21st-century schools: Harnessing technology for engagement and achievement. Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 2010.

SLAVIN, R. E. (2002). Evidence-based education policies: transforming educational practice and research. Educational Researcher, v. 31, n. 7, p. 15-21, 2002

SOIN, D. Challenges of Information and Communication Technology in Student’s Motivation and Learning. Techno LEARN: An International Journal of Educational Technology, v. 1, n. 2, p. 205-213, 2011.

STRANG, K. D. How can discussion forum questions be effective in online MBA courses? Campus-Wide Information Systems, v. 28, n. 2, p. 80-92, 2011.

SUNKEL, G. (2009). Las TIC en la educación en América Latina: visión panorámica. In: R. Carneiro, J. C. Toscano, & T. Díaz. (Coord.). Los desafíos de las TIC para el cambio

educativo (p. 29-43). Colección Metas Educativas. Madrid: OEI/Fundación Santillana, 2009.

TAS, E. A new web designed material approach on learning and assessment in science education. Energy Education Science and Technology Part B: Social and Educational Studies, v. 3, n. 4, p. 567-578, 2011.

TRIOLA, M. F. Introdução à estatística. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

ZHAO, Y.; LEI, J.; YAN, B.; LAI, C.; TAN, H. S. What makes the difference? A practical analysis of research on the effectiveness of distance education. Teachers College Record, v. 107, n. 8, p. 1836-1884, 2005.

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

Quintana, A. C., & Afonso, L. E. (2018). TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: HÁ IMPACTO NO DESEMPENHO ACADÊMICO?. Revista Universo Contábil, 14(1), 07–28. https://doi.org/10.4270/RUC.2018101

Número

Sección

Sección Nacional