AÇÕES INSTITUCIONAIS PREPARATÓRIAS PARA O ENADE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores/as

  • Taís Duarte Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda UFU
  • Sheizi Calheira Freitas Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

Enade, Ações Institucionais, Desempenho Acadêmico, Ciências Contábeis.

Resumen

O presente estudo teve por objetivo identificar quais ações as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Ciências Contábeis realizam visando à melhoria do conceito ENADE do curso. Para tanto, em um primeiro estágio, foram analisados os sites institucionais de 854 IES, sendo identificadas ações voltadas à melhoria do desempenho no ENADE em apenas 75 delas. Posteriormente, por meio da aplicação de questionários, foram obtidas 283 respostas que objetivaram conhecer, além das ações realizadas, a percepção dos discentes acerca da motivação, decorrente de tais ações, para uma melhor performance no referido exame. Os resultados encontrados permitem afirmar que a realização de ações preparatórias nas instituições é frequente, ocorrendo em 74,7% das instituições pesquisadas. Ao analisar as características das ações realizadas, destacam-se as de natureza preparatória (aulões, disciplinas específicas de preparação para o ENADE, cursos ou outros – presentes em 49,5% das instituições participantes) e as de sensibilização (seminários, oficinas, palestras, debates sobre a importância do ENADE – presentes em 42,4% dos casos). Os testes estatísticos realizados evidenciam que as instituições privadas adotam mais ações “imediatistas” do que as instituições públicas. Quanto à motivação percebida pelos estudantes, não houve diferenças expressivas quando comparada às ações realizadas. Também foi constatado que 14,1% das instituições pesquisadas utilizam formas invasivas para comprovação do desempenho obtido pelos discentes (recolhimento do caderno de prova ou exigência de um print da tela com a nota). Esses resultados sugerem a necessidade de observação permanente por parte da sociedade e da academia, no tocante aos processos de avaliação da educação superior no Brasil.

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Biografía del autor/a

Taís Duarte Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Ciências Contábeis na Unviersidade Federal de Uberlândia

Gilberto José Miranda, UFU

Professor do Programa de Pós-Graduação Sricto Sensu em Contabilidade da Universidade Federal de Uberlândia

Sheizi Calheira Freitas, Universidade Federal da Bahia

Professora do Programa de Pós-Graduação Sricto Sensu em Contabilidade da Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2017-04-25

Cómo citar

Silva, T. D., Miranda, G. J., & Freitas, S. C. (2017). AÇÕES INSTITUCIONAIS PREPARATÓRIAS PARA O ENADE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Universo Contábil, 13(1), 65–84. Recuperado a partir de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5490

Número

Sección

Sección Nacional