EM BUSCA DA LEGITIMIDADE SOCIAL: RELAÇÃO ENTRE O IMPACTO AMBIENTAL DA ATIVIDADE ECONÔMICA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS E OS INVESTIMENTOS NO MEIO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20117Palabras clave:
Responsabilidade Social. Legitimidade Social. Investimento Ambiental.Resumen
Para atingir a legitimidade social, é possível que as empresas adotem certos procedimentos, não porque acreditem na eficiência deles, mas porque a sociedade entende que tais mecanismos são eficazes e, por isso, impõe-lhes o dever de observá-los. Mais especificamente no que diz respeito ao meio ambiente, empresas poderiam estar realizando investimentos não por estarem efetivamente preocupadas com sua preservação, mas sim por necessitarem, de certa forma, legitimar sua posição no meio em que estão inseridas. Dentro desse contexto, este estudo objetiva analisar a relação entre o impacto ambiental decorrente da atividade econômica e o volume de investimentos no meio ambiente das empresas brasileiras. A amostra compõe-se das 205 empresas que apresentaram o Balanço Social nos anos de 2005, 2006 e 2007. Essas empresas foram classificadas pelo potencial de poluição e o grau de utilização de recursos naturais, de acordo com a Lei nº 10.165/2000, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. Para atingir o objetivo estabelecido, utilizaram-se as técnicas Qui-quadrado e Análise de Correspondência (ANACOR). O teste Qui-quadrado confirmou a relação entre o impacto ambiental potencial e os investimentos ambientais. Do mesmo modo, a ANACOR evidenciou que as empresas cuja atividade não causam impacto ambiental estão mais propensas a realizarem baixos investimentos ambientais. Por outro lado, empresas de alto e pequeno/médio impacto ambiental estão mais predispostas a realizarem altos e moderados investimentos ambientais, corroborando com a teoria da legitimação, onde os investimentos são uma estratégia para buscar legitimação social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.