VARIÃVEIS QUE EXPLICAM OS DESEMPENHOS ACADÊMICO E PROFISSIONAL DOS MESTRES EM CONTABILIDADE DO PROGRAMA MULTIINSTITUCIONAL UNB/UFPB/UFRN
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20117Palabras clave:
Pós-Graduação, Mestrado, Contabilidade, Teoria do Capital Humano.Resumen
Este estudo buscou investigar as variáveis que explicam os desempenhos acadêmico e profissional dos mestres titulados pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UNB/UFPB//UFRN. Para isso, foi realizado um estudo exploratório-descritivo, utilizando as técnicas de revisão bibliográfica e de pesquisa documental. Nesse sentido, foi aplicado um questionário a 96 egressos desse Programa nos meses de julho e agosto de 2008. Para ratificar os achados da pesquisa, foram realizados testes estatísticos de diferença entre médias e de análise de regressão com o auxílio dos softwares Excel e SPSS. Em seus resultados, observou-se que, em sua maioria, os mestres titulados por esse Programa são do sexo masculino (65,63%), possuem aproximadamente 39 anos, são casados (64,58%) e graduados em Ciências Contábeis (93,75%). Em se tratando das variáveis que influenciam seu desempenho acadêmico, destacaram-se: idade, estado civil, quantidade de graduações, possuir especialização, a especialização ser em Ciências Contábeis, quantidade de especializações, possuir doutorado, possuir doutorado em Ciências Contábeis, ser docente no ensino superior, residir em Estado integrante do Programa e participar de algum grupo de pesquisa. Quanto ao desempenho profissional, destacaram-se: gênero, a principal atividade remunerada atual ser ligada ao mercado e ao setor público, ser docente no ensino superior e o local onde atua profissionalmente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.