DESEMPENHO CONTÁBIL-FINANCEIRO DE SEGURADORAS NO BRASIL: UM ESTUDO APOIADO EM ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA) PARA O ANO DE 2007
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20117Palabras clave:
Desempenho, Índices Contábil-Financeiros, DEA.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar o desempenho contábil-financeiro de seguradoras em operação no Brasil durante o ano de 2007, através do uso da Análise Envoltória de Dados (DEA). Para isso, utiliza-se de informações contábil-financeiras disponíveis sobre os 73 maiores grupos seguradores do Brasil da Revista Conjuntura Econômica (2008). As informações utilizadas na análise são resultantes de uma análise fatorial aplicada aos índices originais, formando-se quatro fatores: lucratividade, eficiência gerencial (uso de despesas operacionais), sinistralidade e risco (de uso de capital de terceiros). Com base nestes quatro fatores aplicou-se a modelagem DEA-VRS para consolidação dos mesmos em um único indicador de performance contábil-financeiro denominado Índice de Desempenho Contábil-Financeiro (IDCF). Os resultados mostram que apenas oito das 73 seguradoras analisadas aparecem com indicador de desempenho máximo (IDCF = 100 %). Estas são tidas como eficientes e servem de benchmarks para as outras seguradoras, na busca pela melhoria em seus indicadores de lucratividade, eficiência gerencial, sinistralidade e risco. Além disso, os resultados mostram, mesmo que de forma não incisiva, que quanto melhor a posição da seguradora em relação ao tamanho, pior sua posição em relação ao desempenho contábil-financeiro. Por fim, ao nível de 10 % de significância, o desempenho contábil-financeiro médio das 15 maiores seguradoras é inferior ao desempenho contábil-financeiro médio das 15 menores seguradoras. Isso mostra, para esta análise, a condição de competitividade das seguradoras de pequeno e médio portes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.