[Texto Retirado] OBJECTIVISMO: PORQUE A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NECESSITA DE UMA NOVA FUNDAMENTAÇÃO?
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20117Palabras clave:
Objectivismo, Gestão da Informação e do ConhecimentoResumen
Neste artigo busca-se ilustrar como a gestão da informação está enraizada no objectivismo filosófico. Questiona-se também se o objectivismo proporciona ou não uma sã e sólida fundamentação para a gestão da informação. Com estes dois objectivos em mente, explica-se em primeiro lugar o que é o objectivismo e o modo como se pode alargar esta tradição filosófica à economia. Em seguida ilustra-se como a gestão da informação e a gestão do conhecimento têm sido afectados pelo pensamento objectivista. O objectivismo tem determinado o domínio, a racionalidade, a definição e o objectivo que são comummente atribuídos à informação e à gestão do conhecimento, assim como as definições dos conceitos de informação, conhecimento, comunicação e aprendizagem. Além disso, a gestão da informação e do conhecimento mostram uma profunda apreciação pela forma como se organiza o mercado, como sugerido pelos economistas. Este artigo sumariza o objectivismo e as suposições económicas em que a gestão da informação foi construída. Finalmente, retorna-se à pergunta de início. Com o objectivismo da economia, a gestão da informação escolhe uma base teórica que prova ser incapaz de tratar o núcleo da sua existência: a informação. Conclui-se que a observação de Stigler (1961) aplica-se ainda: " a informação ocupa uma moradia pobre na cidade da economia" (BABE, 1994, p. 49). O objectivismo e a economia são e permanecerão úteis à gestão da informação, mas necessitam ser complementados pelas teorias do subjectivismo que procuram a sua contribuição no objectivismo dos problemas e que a economia não pode resolver.
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