APLICAÇÃO DA NBC T 15 POR EMPRESAS DOS SEGMENTOS DE BEBIDAS E ALIMENTOS: UMA PESQUISA DOCUMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20073Palabras clave:
Evidenciação, Informações, Responsabilidade social.Resumen
Com adequada evidenciação das informações, os agentes interessados terão instrumentos para avaliação do desempenho social da organização. A Contabilidade, no cumprimento de seu papel de fornecedora de informações para os diversos tipos de usuários, deve gerar, além de informações econômico-financeiras, informações sobre responsabilidade social. O artigo objetiva verificar se as maiores empresas por faturamento no segmento de alimentos e bebidas da economia brasileira evidenciam, de maneira adequada, informações de responsabilidade social. Foi realizada pesquisa documental, a partir de um checklist baseado na NBC – T 15 do Conselho Federal de Contabilidade, visando verificar o nível de evidenciação de informações de responsabilidade social. Foram selecionadas as 14 maiores empresas por faturamento no segmento de alimentos e bebidas da economia brasileira que publicaram suas demonstrações contábeis em 2005. Constatou-se que cinco empresas mostraram um péssimo conceito; quatro apresentaram ótimo desempenho na evidenciação de suas informações de responsabilidade social; e outras se apresentaram de forma boa ou regular. Conclui-se que, apesar da escassez de normas sobre responsabilidade social, mesmo que não evidenciando com clareza, as empresas preocupam-se com a questão social. Palavras-chave: Evidenciação. Informações. Responsabilidade social.Descargas
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Cómo citar
Vieira, M. T., & de Faria, A. C. (2007). APLICAÇÃO DA NBC T 15 POR EMPRESAS DOS SEGMENTOS DE BEBIDAS E ALIMENTOS: UMA PESQUISA DOCUMENTAL. Revista Universo Contábil, 3(1), 49–69. https://doi.org/10.4270/ruc.20073
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