ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE VOLUME DE INVESTIMENTOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DIVULGADOS E VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA

Autores/as

  • Cássia Maria Gurgel Marinho Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Patrícia de Souza Costa Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Ana Rosa Gouveia Sobral da Câmara Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20073

Palabras clave:

Sistemas de informação. Investimentos. Valor de mercado.

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de identificar como o valor de mercado das empresas brasileiras de capital aberto se comporta diante de mudanças nos investimentos em sistemas de informação. A amostra da pesquisa é composta por 10 empresas brasileiras de capital aberto do setor de energia elétrica que possuem seus relatórios administrativos publicados no sítio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no período de 1997 a 2004. O investimento em sistemas de informação foi identificado no Relatório da Administração das empresas por meio dos seguintes termos: sistemas de informação, tecnologia da informação, obras de geração,distribuição e transmissão de energia elétrica, expansão, manutenção e segurança dos sistemas, telecomunicações, comércio eletrônico, e-business, Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) e treinamento e desenvolvimento do profissional. A metodologia utilizada neste trabalho envolve regressões log-lineares estimadas por Ordinary Least Squares (OLS) para dados em panel data, em que há uma combinação de séries temporais com dados transversais (cross-section). Foram testados os três tipos de panel data (intercepto comum ou pooled regression, efeitos fixos e efeitos aleatórios) de modo a garantir robustez aos resultados. Os resultados da pesquisa corroboram a hipótese H1, de que o valor investido em sistemas de informação, divulgado nos relatórios de administração anuais das empresas brasileiras de capital aberto do setor de energia elétrica, influencia o valor de mercado destas empresas. A hipótese H2, de que a magnitude da variação desse valor está em função da variação no investimento em sistemas de informação, foi rejeitada nesta pesquisa. Palavras-chave: Sistemas de informação. Investimentos. Valor de mercado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Gurgel Marinho Fernandes, C. M., de Souza Costa, P., & Gouveia Sobral da Câmara, A. R. (2007). ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE VOLUME DE INVESTIMENTOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DIVULGADOS E VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA. Revista Universo Contábil, 3(1), 27–37. https://doi.org/10.4270/ruc.20073

Número

Sección

Sección Nacional