EGRESSOS EM CIÊNCIAS CONTÃBEIS: ANÃLISE DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL SOB O ENFOQUE DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20106Palabras clave:
Capital humano. Egressos. Ciências contábeis.Resumen
O estudo objetiva investigar o desenvolvimento profissional dos egressos do curso de ciências contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) no que tange à influência do bacharelado, sob o enfoque da teoria do capital humano. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, utilizando-se dos procedimentos da pesquisa survey e abordagem quantitativa. A amostra consistiu de 144 egressos do curso de ciências contábeis da UNOESC, nos campi de São Miguel do Oeste-SC e Pinhalzinho-SC. Na coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado com perguntas fechadas, aplicado no período de julho a setembro de 2008. Os resultados da pesquisa indicaram que a maioria dos egressos exerce atividade remunerada ligada à área contábil e são empregados no setor privado. Ainda, que a universidade foi fundamental para o aperfeiçoamento do capital humano e melhoria da qualidade da vida em sociedade. Relativamente às alterações na vida pessoal e profissional após a obtenção do título de bacharel em ciências contábeis, um dos aspectos mais evidenciados foi o amadurecimento pessoal. Conclui-se, de forma geral, que os egressos obtiveram um aperfeiçoaram do capital humano com a titulação, melhorando o nível de renda, oportunidades de trabalho, competitividade profissional, influenciando positivamente a vida em sociedade e para que se tornassem pessoas mais responsáveis e confiantes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-11-28
Cómo citar
Oro, I. M., Naue, J., Stürmer, A. L., & Brito, F. de. (2010). EGRESSOS EM CIÊNCIAS CONTÃBEIS: ANÃLISE DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL SOB O ENFOQUE DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO. Revista Universo Contábil, 6(4), 35–49. https://doi.org/10.4270/ruc.20106
Número
Sección
Sección Nacional
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.