UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO CAMPO DE ENSINO E PESQUISA EM CONTABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DE REDES

Autores/as

  • Silvana Anita Walter Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Ana Paula Capuano da Cruz Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Flavia Pozzera Gassner Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20095

Palabras clave:

Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Bibliometria, Sociometria, Teoria Institucional, Atores Sociais.

Resumen

Este estudo emprega a perspectiva institucional para análise dos principais agentes envolvidos no campo de pesquisa contábil, ao mesmo tempo em que conjuga a análise de redes sociais, ainda não observada no campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil, aos estudos bibliométricos, o que faz com que adquira um caráter inovador. Realizada com o objetivo de analisar os atores mais relevantes na evolução do campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil no contexto brasileiro, esta investigação utilizou um estudo bibliométrico, por meio do qual se analisaram 139 artigos oriundos de anais e de periódicos, divididos em três períodos (2004-2005, 2006-2007 e 2008), e um estudo sociométrico (redes sociais), para o qual se empregou o software UCINET® 6. As análises possibilitaram a identificação dos principais agentes individuais (atores) e coletivos (instituições) envolvidos no campo de pesquisa contábil, bem como a percepção de uma relativa evolução no campo no que tange ao número de artigos publicados e à densidade das redes de cooperação. Com este estudo, espera-se contribuir para o desenvolvimento do campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil, no sentido de permitir a identificação de futuras associações entre autores e entre instituições e de fomentar a realização dessas associações de modo a ampliar a troca de informações e a construção de conhecimento no campo. Além disso, espera-se apresentar, para este campo, um novo design de pesquisa que sirva, adicionalmente, como um instrumento de diagnóstico para Programas de Pós-graduação em Contabilidade e que possibilite a averiguação de seu efeito multiplicador, especialmente no que tange à linha de pesquisa de ensino e pesquisa em Contabilidade.

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Biografía del autor/a

Silvana Anita Walter, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Ddministração. Estratégia. Comportamento do Consumidor. Ensino de Administração.

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora do Programa de Pós-Graduação nível Mestrado em Contabilidade - Universidade Federal do Paraná - UFPR

Flavia Pozzera Gassner, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Universidade Federal do Paraná - UFPR

Publicado

2009-12-08

Cómo citar

Walter, S. A., Cruz, A. P. C. da, Espejo, M. M. dos S. B., & Gassner, F. P. (2009). UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO CAMPO DE ENSINO E PESQUISA EM CONTABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DE REDES. Revista Universo Contábil, 5(4), 76–93. https://doi.org/10.4270/ruc.20095

Número

Sección

Sección Nacional