UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO CAMPO DE ENSINO E PESQUISA EM CONTABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DE REDES
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20095Palabras clave:
Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Bibliometria, Sociometria, Teoria Institucional, Atores Sociais.Resumen
Este estudo emprega a perspectiva institucional para análise dos principais agentes envolvidos no campo de pesquisa contábil, ao mesmo tempo em que conjuga a análise de redes sociais, ainda não observada no campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil, aos estudos bibliométricos, o que faz com que adquira um caráter inovador. Realizada com o objetivo de analisar os atores mais relevantes na evolução do campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil no contexto brasileiro, esta investigação utilizou um estudo bibliométrico, por meio do qual se analisaram 139 artigos oriundos de anais e de periódicos, divididos em três períodos (2004-2005, 2006-2007 e 2008), e um estudo sociométrico (redes sociais), para o qual se empregou o software UCINET® 6. As análises possibilitaram a identificação dos principais agentes individuais (atores) e coletivos (instituições) envolvidos no campo de pesquisa contábil, bem como a percepção de uma relativa evolução no campo no que tange ao número de artigos publicados e à densidade das redes de cooperação. Com este estudo, espera-se contribuir para o desenvolvimento do campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil, no sentido de permitir a identificação de futuras associações entre autores e entre instituições e de fomentar a realização dessas associações de modo a ampliar a troca de informações e a construção de conhecimento no campo. Além disso, espera-se apresentar, para este campo, um novo design de pesquisa que sirva, adicionalmente, como um instrumento de diagnóstico para Programas de Pós-graduação em Contabilidade e que possibilite a averiguação de seu efeito multiplicador, especialmente no que tange à linha de pesquisa de ensino e pesquisa em Contabilidade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-12-08
Cómo citar
Walter, S. A., Cruz, A. P. C. da, Espejo, M. M. dos S. B., & Gassner, F. P. (2009). UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO CAMPO DE ENSINO E PESQUISA EM CONTABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DE REDES. Revista Universo Contábil, 5(4), 76–93. https://doi.org/10.4270/ruc.20095
Número
Sección
Sección Nacional
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.