PROGRAMAÇÃO LINEAR: ESTUDO DE CASO COM UTILIZAÇÃO DO SOLVER DA MICROSOFT EXCEL
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20062Palabras clave:
Custos, Restrições, Programação Linear.Resumen
O mercado consumidor tem levado as empresas a um processo constante de mudanças, pois exige cada vez mais produtos de qualidade e com menor custo. As empresas reagem lançando novos produtos, promovendo mudanças nas suas organizações, em todos os aspectos de sua gestão, no sentido de melhorar processos e capacitar pessoas. Diante disso, torna-se vital tirar maior proveito de todos os recursos disponíveis na organização, otimizando a utilização, controlando e reduzindo custos, aumentando a eficácia e maximizando os resultados. Encontrar ferramentas gerenciais ou de controladoria que facilitem essa tarefa é o desafio proposto aqui. Procura-se apresentar uma metodologia que possibilite auxiliar na tarefa de otimizar os recursos da empresa. Por meio da Programação Linear, função Solver, associada aos conceitos da Teoria das Restrições, efetuou-se um estudo de caso na Colliseu Indústria de Móveis Ltda, cuja principal atividade é a produção de mesas para escritório. Os resultados expostos, após a utilização da Programação Linear, apresentaram uma série de informações estratégicas que possibilitam ao gestor, por exemplo, escolher o melhor produto a ser produzido no mesmo processo, decidir lançar um novo produto, incentivar a venda dos produtos existentes, aceitar ou não uma encomenda especial, dentre outras. Palavras-chave: Custos. Restrições. Programação Linear.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Scalabrin, I., Mores, C. J., Enderli Bodanese, R., & de Oliveira, J. A. (2007). PROGRAMAÇÃO LINEAR: ESTUDO DE CASO COM UTILIZAÇÃO DO SOLVER DA MICROSOFT EXCEL. Revista Universo Contábil, 2(2), 54–66. https://doi.org/10.4270/ruc.20062
Número
Sección
Sección Nacional
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.