AVANÇOS NA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL PELAS EMPRESAS E A TEORIA DA LEGITIMIDADE
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20106Palabras clave:
Divulgação social e ambiental, evolução histórica, motivação dos gestores, teoria da legitimidadeResumen
Novos desafios em contabilidade e auditoria se colocam às empresas de hoje. Actualmente estas, não podem produzir apenas informação estritamente financeira, é-lhe exigida, também, uma postura socialmente responsável, passando pela divulgação de informação social e ambiental pelas empresas. Este estudo pretende dar um contributo teórico sobre a evolução do tema: divulgação de informação social e ambiental. São analisados os avanços científicos nesta área, denominada na literatura internacional como Social Environmental Accounting Research (SEAR). Apresenta-se um enquadramento à divulgação ambiental e à responsabilidade social das empresas. Apontam-se tópicos sobre o desenvolvimento da investigação em contabilidade social e ambiental focando as principais questões alvo de investigação e o papel dos organismos profissionais como agentes dinamizadores desta área. Identificam-se as motivações dos gestores para a elaboração do relato ambiental. E são apresentados os principais fundamentos da teoria da legitimidade. Desta forma pretende-se contribuir para uma reflexão sobre esta linha de investigação que está ainda na infância, quando comparada com a longa história do relato financeiro.Descargas
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Publicado
2010-02-03
Cómo citar
Eugenio, T. P. (2010). AVANÇOS NA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL PELAS EMPRESAS E A TEORIA DA LEGITIMIDADE. Revista Universo Contábil, 6(1), 102–118. https://doi.org/10.4270/ruc.20106
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