ENADE E FLUXO CURRICULAR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.2016430-47Keywords:
Educação Contábil, Currículo Contábil, Rendimento Acadêmico.Abstract
As Instituições de Ensino Superior (IES) assumem um papel importante no processo de formação dos profissionais. Os elementos do sistema de ensino e o currículo das IES estão estruturados em seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Avaliações realizadas, tanto das IES quanto dos próprios discentes, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudante (ENADE), são importantes para aprimorar os cursos. A questão que provocou a realização deste estudo foi verificar se a organização curricular das IES que ofertam o curso de Ciências Contábeis guarda relação com o rendimento acadêmico dos estudantes no ENADE do ano 2012.Esta é uma pesquisa documental, classificada como descritiva e com abordagem quali-quantitativa, sendo a amostra composta por 447 IES brasileiras. Os testes estatísticos realizados foram: análise descritiva, correlação de Spearman e teste de regressão linear múltipla. Foram significativas na explicação do desempenho acadêmico as variáveis: região brasileira; categoria administrativa; organização acadêmica; percentual de doutores; percentual de infraestrutura; percentual de organização didático-pedagógica; nota dos ingressantes por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); número de concluintes participantes no ENADE; e conteúdos de formação básica. Verificou-se que, quanto maiores são as cargas horárias concedidas pelas IES para conteúdos de formação básica, menores tendem a ser os rendimentos dos alunos no ENADE.
Downloads
References
ANDRADE, E. C. Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças. Estud. Econ. [online], v. 41, n. 2, p. 323-343, 2011.
ASTIN, A. W.; ANTONIO, A. L. Assessment for excellence: the philosophy and practice of assessment and evaluation in higher education. Rowman & LittlefieldPublishers, 2012.
BORBA, J. S. et al. A definição dos conhecimentos, habilidades e atitudes na formação de administradores na percepção de gestores, acadêmicos e legal. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO – CONVIBRA, 8., 2011. Anais... Disponível em: < http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_2917.pdf >. Acesso em: 30 mar. 2015.
BOWLES, S. Towards and educational production function. In: Hansen, W. Lee (Ed). Education, income, and human capital. New York: National Bureau of Economic Research, p. 9-70, 1970. Disponível em < http://www.nber.org/>. Acesso em: 28 nov. 2014.
BRASIL. Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11638.htm >. Acesso em: 28 ago. 2014.
______. Ministério da Educação. Parecer CFE 397/1962. Divide o curso de Ciências Contábeis em ciclo de formação básica e formação profissional.
______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004. Diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces010_04.pdf >. Acesso em: 28 ago. 2014.
BRITO, M. R. F. D. O SINAES e o ENADE: da concepção à implantação. Avaliação, Campinas: Sorocaba, SP, v. 13, n. 3, p. 841-850, nov. 2008.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC. Proposta nacional de conteúdo para o curso de Graduação em Ciências Contábeis. 2. ed. revista e atualizada (colaboração de: RODRIGUES, A. T. L.; FRANÇA, J. A.; BOARIN, J. J.; COELHO, J. M. A.; CARNEIRO, J. D.; BUGARIM, M. C. C.; MORAIS, M. L. S.), 2009.
CORBUCCI, P. R. Desafios da educação superior e desenvolvimento no Brasil. IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2007.
CORRÊA, M. D.; ANTONOVZ, T.; ESPEJO, M. M. S. B. A percepção dos Alunos sobre a Importância das Disciplinas do Currículo do Curso de Ciências Contábeis: reflexões diante do contexto contemporâneo. In: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, II, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EnEPQ, 2009.
CUCHIARO, A. L.; CARIZIO, W. G. Ensino superior, currículo e formação profissional. Revista Fafibe On-line. São Paulo: Faculdades Integradas FAFIBE, ano I, n. 1, jul. 2005.
FERREIRA, M. A. Determinantes do desempenho discente no ENADE em cursos de ciências contábeis. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil, 2015.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, G.; SOARES, A. B. Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários. Psicol. Reflex. Crit. [online], v. 26, n. 4, p. 780-789, 2013.
HANUSHEK, E. A. Conceptual and Empirical Issues in the estimation of educational productions functions. The Journal of Human Resources, v. 14, n. 3, p. 351-388, 1979.
HANUSHEK, E. A.; WOESSMANN, L. The economics of international differences in educational achievement. In: HANUSHEK, E.; MACHIN, S.; WOESSMANN, L. (Eds.) Handbook of the economics of education. 1 ed., Oxford (UK): Elsevier Science, v. 3, p.89-200, 2011.
______. Institutional structures of the education system and student achievement: A review of cross-country economic research. In: Strietholt R, Bos W, Gustafsson JE and Rosen M (eds). Educational Policy Evaluation through International Comparative Assessments. WaxmannVerlag: Münster: p. 145–176, 2014.
HARRINGTON, D. R. et al. Determinants of Student Performance in an Undergraduate Financial Accounting Class. Department of Agricultural, Economics and Business, n. 34117, University of Ontario, 2006.
INEP. SINAES: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 2. ed., Brasília, DF, 2004. Disponível em: <http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/{B4E0C6B4-314B-4F70-9671- E33A4BA67C42}_Sinaes_da_concepção_à_regulamentação.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2012.
______. Conceito ENADE. 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes>. Acesso em: 14 dez. 2015.
______. Conceito Preliminar do Curso – CPC. 2012. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores/cpc>. Acesso em: 12 mai. 2015.
JACKSON, P. W. Life in Classrooms. New York: Teachers College Press, 1990.
JEHLE, G. A.; RENY, P. J. Advanced microeconomic theory. 2 ed. New York (USA): Addison Wesley, p. 117 – 150, 2000.
JESUS, A. R. Currículo e educação: conceito e questões no contexto educacional. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE,8., 2008, Curitiba/PR. Anais...Curitiba/PR: EDUCERE, 2008.
LEITE FILHO, G. A. et al. Estilos de aprendizagem x desempenho acadêmico – uma aplicação do teste de Kolb em acadêmicos no curso de ciências contábeis. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 8, 2008, São Paulo. Anais... Congresso USP de Controladoria e Contabilidade 2008. Disponível em:
<http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos82008/125.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2014.
MEC – Ministério da Educação. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2013. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php/?id=12303&option= com_content >. Acesso em: 12 mai. 2015.
MIRANDA, G. J. Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em contabilidade no brasil. 2011. 211 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
MIRANDA, G. J. et al. Determinantes do Desempenho Acadêmico na Área de Negócios. Revista Meta: Avaliação. v. 7, n. 20, p. 175 – 209, mai./ago. 2015.
MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
MUNOZ LOPEZ, S. M.; RUIZ ROJAS, G. A.; SARMIENTO RAMIREZ, H. Didácticas para laFormaciónenInvestigaciónContable: una discusión crítica de lasprácticas de enseñanza. Rev.fac.cienc.econ. [online]. v. 23, n. 1, p. 53-86, 2015.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 2 sem./1996.
PERRENOUD, P. La construccióndel êxito y delfracaso escolar. Madrid: Morata, 1996.
R DEVELOPMENT CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for StatisticalComputing, Vienna, Austria. ISBN 3-900051-07-0. Disponível em: <http://www.R-project.org/>. >. Acesso em: 12 dez. 2015.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. Roberto Jarry Richardson (Org.). 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
RICCIO, E. L.; SAKATA, M. C. G. Evidências da globalização na educação contábil: estudo das grades curriculares dos cursos de graduação em universidades brasileiras e portuguesas. Rev. contab. finanç. [online], v.15, n.35, p. 35-44, 2004.
RODRIGUES, B. C. O.; MIRANDA, G. J. Concursos para contador: quais conteúdos vêm sendo priorizados? CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS - CBC, 20., 2013, Uberlândia/MG. Anais... Uberlândia: CBC, 2013.
Sacristán, J. G. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SANTOS, N. A. Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SILVA, S. C. Desafios dos programas de graduação em Ciências Contábeis face às mudanças emergentes na pós-modernidade. 364 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-12082014-190630/pt-br.php >. Acesso em: 10 out. 2014.
SILVA, T. T. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.
SILVA, V. R.ENADE e fluxo curricular nos cursos de graduação em ciências contábeis no Brasil. 76 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil, 2016.
UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT – UNCTAD. Revised model accounting curriculum. TD/B/COM.2/ISAR/21 (2003). Disponível em: <http://www.unctad.org.> Acesso em: 18 out. 2014.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.