METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANÃLISE DE CUSTOS
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.2020423Palavras-chave:
Metodologias ativas de ensino, Teoria da Assimilação, Análise de Custos, Storytelling, Método do caso, Trabalho de campoResumo
O estudo analisou se o uso de metodologias ativas na disciplina de Análise de Custos do curso de Ciências Contábeis contribui para uma aprendizagem significativa dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior pública. À luz da Teoria da Assimilação de David Ausubel, desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem mista no 2º semestre letivo de 2018. A população deste estudo é composta por 87 alunos, distribuídos em dois turnos: integral e noturno. Na etapa quantitativa, foi utilizado o quase-experimento com um grupo de controle não equivalente. Para isso, foram formados dois grupos amostrais (Experimental e de Controle) e o tratamento foi conduzido em duas etapas. Foram aplicados questionários com o objetivo de identificar o perfil socioeconômico dos alunos, bem como Testes de Conhecimentos para avaliar o desempenho acadêmico. Os dados obtidos por meio dos questionários foram tratados por meio de análise descritiva e testes de comparações de médias. Na sequência, realizou-se a Etapa Qualitativa, com o propósito de examinar a perspectiva dos alunos acerca do uso das metodologias ativas. A percepção dos alunos foi coletada por intermédio de entrevistas de grupos focais. Para interpretar as declarações dos entrevistados, procedeu-se a técnica da análise de conteúdo. Ambas as etapas experimentais deste estudo demonstraram que houve aumento significativo do desempenho acadêmico dos alunos submetidos às metodologias ativas. Alinhado a este achado, os relatos dos alunos revelaram que as condições necessárias para a ocorrência da aprendizagem significativa (conhecimento prévio disponível; conteúdo potencialmente significativo; disposição em aprender) foram criadas quando usadas as metodologias ativas.
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