PESQUISA SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 1º. ANO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO EM RELAÇÃO ÀS DIFICULDADES POR ELES PERCEBIDAS NO PERÍODO NOTURNO

Autores

  • Ivam Ricardo Peleias UniFECAP
  • Valéria Bezerra Cavalcanti Petrucci UniFECAP
  • Mauro Neves Garcia IMES
  • Dirceu da Silva UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20084

Palavras-chave:

Contabilidade. Estudo e ensino superior. Educação de adultos. Ensino noturno.

Resumo

Este trabalho pesquisou a percepção de 439 alunos de seis Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de São Paulo, sobre as dificuldades por eles enfrentadas no primeiro ano noturno de Ciências Contábeis. Foi usado um questionário, com duas partes, para caracterizar o perfil dos respondentes e avaliar a percepção dos alunos. Os dados foram tratados pela estatística inferencial. O problema residiu em saber se havia diferenças na percepção das dificuldades enfrentadas pelos alunos, em função das características identificadoras de seus perfis. Verificou-se, para os seis grupos, que a percepção das dificuldades pouco diferiu em termos de concordância ou discordância, porém a concordância ou discordância variou para cada dificuldade analisada. Os resultados obtidos sugerem a continuidade dos estudos, a aplicação do instrumento para outros cursos e sua realização em bases permanentes. Palavras-chave: Contabilidade. Estudo e ensino superior. Educação de adultos. Ensino noturno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Peleias, I. R., Petrucci, V. B. C., Garcia, M. N., & Silva, D. da. (2008). PESQUISA SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 1º. ANO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO EM RELAÇÃO ÀS DIFICULDADES POR ELES PERCEBIDAS NO PERÍODO NOTURNO. Revista Universo Contábil, 4(1), 81–94. https://doi.org/10.4270/ruc.20084

Edição

Seção

Seção Nacional