RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E IDENTIFICAÇÃO ORGANIZACIONAL: INFLUÊNCIA NO ENGAJAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.2019432

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Engajamento do funcionário, Identificação Organizacional, Empresa familiar.

Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar em que medida o engajamento dos funcionários de um grupo de empresas é influenciado por suas percepções acerca das práticas de responsabilidade social corporativa (RSC), mediado pela identificação organizacional. Para alcançar o objetivo, foi utilizado um questionário com 189 respostas válidas, aplicado a funcionários de um grupo de empresas do Paraná. Para análise, utilizou-se Modelagem de Equações Estruturais processada pelo software SmartPLS. Os resultados indicam relação positiva e significativa entre o comprometimento dos funcionários e suas percepções das práticas de RSC. Também evidenciam a identificação organizacional como mediadora desta relação. Conclui-se que a percepção da RSC tem o maior impacto sobre os funcionários quando eles se sentem mais identificados com a organização. Este estudo também contribui para demonstrar a importância de investigar a RSC sob um nível individual de análise.

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Biografia do Autor

Edicreia Andrade dos Santos, Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Contabilidade (2019) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Contabilidade (2016) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possuo especialização Lato Sensu em Gestão Financeira de Negócios (2014), graduação em Ciências Contábeis (2012) e em História Licenciatura Plena (2007) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Irati/PR). Prestadora de serviços na área de Educação à Distância (EAD) com a elaboração de materiais didáticos e gravação de aulas para cursos de graduação e Pós-graduação. Tenho experiência nas áreas administrativa, financeira e controladoria/contabilidade.

Jonatas Dutra Sallaberry, Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN. Especialista em Auditoria Governamental. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Servidor público.

Carlos Alberto Marçal Gonzaga, Professor no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC) da UNICENTRO.

Bacharelado em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia(FAE, 1986), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG, 1994) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná(UFPR, 2006). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO, PR), vinculado ao Departamento de Administração. Atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Pública, Gestão Ambiental e Comportamento Organizacional. Atua principalmente com os seguintes temas: políticas públicas, planejamento governamental, ação coletiva, organização comunitária, comunidades tradicionais, sustentabilidade e serviços ambientais.

Simone Soares, Mestranda em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Mestranda do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). MBA em Controladoria e Finanças pelo Centro Universitário Barão de Mauá e especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário Campo Real. Formada em Administração e Secretariado Executivo. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas e Finanças. Áreas de interesse: negócios sustentáveis, varejo, empreendedorismo estratégico, energias renováveis.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Santos, E. A. dos, Sallaberry, J. D., Gonzaga, C. A. M., & Soares, S. (2020). RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E IDENTIFICAÇÃO ORGANIZACIONAL: INFLUÊNCIA NO ENGAJAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS. Revista Universo Contábil, 15(4), 147–161. https://doi.org/10.4270/ruc.2019432

Edição

Seção

Seção Nacional