REPUTAÇÃO CORPORATIVA E NÍVEL DE DISCLOSURE DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL

Autores

  • Cássia Vanessa Olak Alves Cruz Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP)
  • Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20106

Palavras-chave:

Reputação corporativa, Disclosure, Dados em painel.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar se a reputação corporativa pode ser considerada um dos direcionadores do nível de disclosure voluntário das empresas de capital aberto no Brasil. O desenvolvimento da pesquisa se deu através de investigação empírica, sendo analisadas 115 observações referentes a 23 companhias brasileiras para o período de 2000 a 2004. No processo de análise dos dados foram utilizadas regressões com dados em painel, sendo adotada a abordagem de efeitos aleatórios, pois, para fins deste estudo, essa foi a abordagem que se apresentou mais adequada. Constatou-se, pelos resultados, que a reputação corporativa possui uma associação positiva com a quantidade de disclosure voluntário, sugerindo que as empresas de capital aberto no Brasil que possuem forte reputação fornecem aos stakeholders uma quantia maior de disclosure voluntário, deste modo a reputação corporativa seria um dos direcionadores do nível de disclosure voluntário das companhias brasileiras. Adicionalmente, este estudo fornece evidências de que o tamanho da empresa também afeta a quantidade de disclosure voluntário, assim empresas maiores evidenciam mais, possivelmente devido a menores custos de divulgação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-02-03

Como Citar

Olak Alves Cruz, C. V., & Sampaio Franco de Lima, G. A. (2010). REPUTAÇÃO CORPORATIVA E NÍVEL DE DISCLOSURE DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL. Revista Universo Contábil, 6(1), 85–101. https://doi.org/10.4270/ruc.20106

Edição

Seção

Seção Nacional