EFEITOS DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA NA TAX AVOIDANCE DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO

Autores

  • Robério Dantas de França Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Paulo Aguiar do Monte Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.2019430

Palavras-chave:

Reputação corporativa, Tax avoidance, Effective Tax Rate.

Resumo

O objetivo do estudo é analisar o efeito da reputação corporativa na tax avoidance de empresas brasileiras de capital aberto. O tema é pouco explorado na área de contabilidade e tributos e, no Brasil não foi encontrado estudo que relacione de forma direta a reputação corporativa com a tax avoidance, o que garante o pioneirismo do estudo. Para alcançar tal propósito, utilizam-se regressões de dados em painel (estimadores FE-LSDV, RE e GMM) e testa-se a hipótese de associação da reputação corporativa com a tax avoidance. Utiliza a Effective Tax Rate – ETR e a ETR Diferencial como proxie de tax avoidance. A reputação corporativa é mensurada através de cinco proxies: (i) presença da firma no ranking Melhores e Maiores empresas do Brasil da revista Exame; (ii) ratings da Standard & Poor’s; (iii) Índice de Responsabilidade Empresarial – ISE; (iv) cobertura de analistas de mercado, e; (v) Índice de Reputação Corporativa – IRC, construída neste estudo para capturar a reputação estabelecida. A amostra de pesquisa contempla 225 empresas brasileiras de capital aberto, totalizando 1.575 observações/ano no período de 2010 a 2016. Em conjunto, os resultados confirmam parcialmente a hipótese de pesquisa, uma vez que nem todas as proxies de reputação se mostraram eficientes. Contudo, evidenciam a propensão das empresas com reputação forte a aumentarem a tax avoidance. Uma possível explicação para os achados é que essas empresas ignoram possíveis fatores de riscos fiscais e danos à reputação, sugerindo a existência do fenômeno do licenciamento moral no contexto dessas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robério Dantas de França, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB-UFPB-UFRN)

Paulo Aguiar do Monte, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Professor da Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB 

Professor da Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco

Referências

Arellano, M., & Bond, S. (1991). Some tests of specification for panel data: Monte Carlo evidence and an application to employment equations. The Review of Economic Studies, 58(2), 277-297. doi:https://doi.org/10.2307/2297968

Austin, C. R., & Wilson, R. J. An Examination of Reputational Costs and Tax Avoidance: Evidence from Firms with Valuable Consumer Brands. Journal of the American Taxation Association, 39(1), 67–93. doi:https://doi.org/10.2308/atax-51634

Atwood, T. J., Drake, M. S., & Myers, L. (2010). A. Book-tax conformity, earnings persistence and the association between earnings and future cash flows. Journal of Accounting and Economics, 50(1), 111-125. doi:https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2009.11.001

Bai, Y., Lobo, G. J., & Zhao, Y. (2017). Reputation and Corporate Tax Planning: A Moral Licensing View. Working Paper.

Brooks, C. (2019). Introductory econometrics for finance. Cambridge university press.

Cao, Y., Myers, L. A., & Omer, T. (2012). Does company reputation matter for financial reporting quality? Evidence from restatements. Contemporary Accounting Research, 29(3), 956-990. doi:https://doi.org/10.1111/j.1911-3846.2011.01137.x

Carvalho, V. G., Carvalho, C. C. S., Amaral, F. R. C. B., Ferreira, L. C. D., & Marion, J. C. (2017). Limitações da effective tax rate na mensuração do desempenho das companhias brasileiras. RIC-Revista de Informação Contábil, 11(1), 56-75.

Chen, S., Chen, X., Cheng, Q., & Shevlin. (2010). Are family firms more tax aggressive than non-family firms? Journal of Financial Economics, 95(1), 41-61. doi:https://doi.org/10.1016/j.jfineco.2009.02.003

Cho, C. H., Guidry, R. P., Hageman, A. M. & Pattern, D. M. (2012). Do actions speak louder than words? An empirical investigation of corporate environmental reputation, Accounting, Organizations and Society, 37, 14-25. doi:https://doi.org/10.1016/j.aos.2011.12.001

Davis, A. K., Guenther, D. A., Krull, L. K., & Williams, B. M. (2016). Do socially responsible firms pay more taxes? The Accounting Review, 91(1), 47–68. doi:https://doi.org/10.2308/accr-51224

Desai, M. A., & Dharmapala, D. (2006). Corporate tax avoidance and high-powered incentives. Journal of Financial Economics. 79, 145-179.

Dyreng, S., Hanlon, M., & Maydew, E. L. (2008). ETR Long-run corporate tax avoidance. The Accounting Review. 83(1), 61-82. doi:https://doi.org/10.2308/accr.2008.83.1.61

Erickson, M., Hanlon, M. & Maydew, E. L. (2004). How much will firms pay for earnings that do not exist? Evidence of taxes paid on allegedly fraudulent earnings. The Accounting Review, 79(2), 387-408. doi:https://doi.org/10.2308/accr.2004.79.2.387

Fávero, L. P. (2015). Análise de dados: modelos de Regressão com Excel®. Stata e SPSS.

Fernández-Rodríguez, E., & Martínez-Arias, A. (2014). Determinants of the Effective Tax Rate in the BRIC Countries. Emerging Markets Finance and Trade, 50, 214-228. doi:https://doi.org/10.2753/ree1540-496x5003s313

Fombrun, C., & Shanley, M. (1990). What's in a name? Reputation building and corporate strategy. Academy of Management Journal. 33(2), 233-258. doi:https://doi.org/10.5465/256324

Formigoni, H., Antunes, M. T., & Paulo, E. (2009). Diferença entre o lucro contábil e lucro tributável: uma análise sobre o gerenciamento de resultados contábeis e gerenciamento tributário nas companhias abertas brasileiras. Brazilian Business Review. 6, 44-61.

Gallemore, J., Maydew, E. L., & Thornock, J. R. (2014). The reputational costs of tax avoidance. Contemporary Accounting Research. 31(4), 1103-1133. doi:https://doi.org/10.1111/1911-3846.12055

Graham, J. R., Hanlon, M., Shevlin, T., & Shroff, N. (2014). Incentives for tax planning and avoidance: Evidence from the field. The Accounting Review. 89(3), 991-1023. doi:https://doi.org/10.2308/accr-50678

Guimarães, G. O. M., Macedo, M. A. S., & Cruz, C. F. (2016). Análise da alíquota efetiva de tributos sobre o lucro no Brasil: Um estudo com foco na ETRt e na ETRc. End. Ref. Cont., 35(1), 1-16. doi:https://doi.org/10.4025/enfoque.v35i1.30570

Gujarati, D. M., & Porter, D. C. (2011). Econometria Básica (5 ed.). Porto Alegre: AMGH.

Gupta, S., & Newberry, K. (1997). Determinants of the variability in corporate effective tax rates: Evidence from longitudinal data. Journal of Accounting and Public Policy, 16(1), 1-34. doi:https://doi.org/10.1016/s0278-4254(96)00055-5

Hanlon, M., & Heitzman, S. (2010). A review of tax research. Journal of Accounting and Economics, 50, 127-178. doi:https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2010.09.002

Hoi, C. K., Wu, Q., & Zhang, H. (2013). Is corporate social responsibility (CSR) associated with tax avoidance? Evidence from irresponsible CSR activities. The Accounting Review, 88(6), 2025-2059. doi:https://doi.org/10.2308/accr-50544

Huseynov, F., & Klamm, B. K. (2012). Tax avoidance, tax management and corporate social responsibility. Journal of Corporate Finance. 18(4), 804–827. doi:https://doi.org/10.1016/j.jcorpfin.2012.06.005

Kim, Y., Park, M. S., & Wier, B. (2012). Is earnings quality associated with corporate social responsibility? The Accounting Review. 87(3), 761-796. doi:https://doi.org/10.2308/accr-10209

Kovermann, J., & Velte, P. (2019). The impact of corporate governance on corporate tax avoidance - A literature review. Journal of International Accounting, Auditing and Taxation, 36, 100270. doi: https://doi.org/10.1016/j.intaccaudtax.2019.100270

Kraft, A. (2014). What really affects German firms’ Effective Tax Rate? International Journal of Financial Research, 5(3), 1-19. doi:https://doi.org/10.5430/ijfr.v5n3p1

Laguir, I., Stagliano, R., & Elbaz, J. (2015). Does corporate social responsibility affect corporate tax aggressiveness? Journal of Cleaner Production, 107(Supplement C), 662–675. doi:https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2015.05.059

Larcker, D. F., & Rusticus, T. O. (2010). On the use of instrumental variables in accounting research. Journal of accounting and economics, 49(3), 186-205. doi: https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2009.11.004

Lietz, G. M. (2015). Tax Avoidance vs. Tax Aggressiveness: A Unifying Conceptual Framework. [Working Paper]. Available at SSRN: doi:http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2363828

Lin, S., Tong, N., & Tucker, A. L. (2014). Corporate tax aggression and debt. Journal of Banking & Finance, 40, 227-241. doi:https://doi.org/10.1016/j.jbankfin.2013.11.035

Marques, L. D. (2000). Modelos Dinâmicos com Dados em Painel: revisão da literatura. Séries Working Papers do CEMPRE, 100.

Martinez, A. L. (2017). Agressividade tributária: um survey da literatura. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - REPeC, 11. doi:https://doi.org/10.17524/repec.v11i0.1724

Martinez, A. L., & Ramalho, V. P. (2017). Agressividade tributária e sustentabilidade empresarial no Brasil. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 16(49). doi:10.16930/2237-7662/rccc.v16n49.2366

McGill, G. A., & Outslay, E. (2004). Lost in translation: Detecting tax shelter activity in financial statements. National Tax Journal, 739-756. doi:https://doi.org/10.17310/ntj.2004.3.13

Michelon, G. (2011). Sustainability Disclosure and Reputation: A Comparative Study. Corporate Reputation Review, 14(2), 79–96. doi:https://doi.org/10.1057/crr.2011.10

Miller, D. T., & Effron, D. A. (2010). Psychological license: When it is needed and how it functions. Advances in Experimental Social Psychology, 43, 115-155. doi:https://doi.org/10.1016/s0065-2601(10)43003-8

Minnick, K., & Noga, T. (2010). Do corporate governance characteristics influence tax management? Journal of Corporate Finance, 16, 703-718. doi: https://doi.org/10.1016/j.jcorpfin.2010.08.005

Nisan, M. (1990). Moral balance: A model of how people arrive at moral decisions. The moral domain, 283-314.

Nisan, M. (1991). The moral balance model: Theory and research extending our understanding of moral choice and deviation. In KURTINES, W. M.; GEWIRTZ, J. L. (Eds.), Handbook of moral behavior and development, 3, 213–249.

Orlizky, M., Schmidt, F. L., & Rynes, S. L. (2003). Corporate social and financial performance: A meta-analysis. Organization studies, 24(3), 403-441. doi:https://doi.org/10.1177/0170840603024003910

Parisi, V. (2016). The determinants of Italy’s corporate tax rates: an empirical investigation. Public and Municipal Finance, 5(1). doi:https://doi.org/10.21511/pmf.05(4).2016.01

Rego, S. O. (2003). Tax-Avoidance Activities of U.S. Multinational Corporations. Contemporary Accounting Research, 20(4), 805-833. doi:https://doi.org/10.1506/vann-b7ub-gmfa-9e6w

Ribeiro, A. I. M., Cerqueira, A., & Brandão, E. (2015). The Determinants of Effective Tax Rates: Firms’ Characteristics and Corporate Governance, (567), Universidade do Porto, Faculdade de Economia do Porto.

Richardson, G., & Lanis, R. (2007). Determinants of the variability in corporate effective tax rates and tax reform: Evidence from Australia. Journal of Accounting and Public Policy, 26(6), 689-704. doi:https://doi.org/10.1016/j.jaccpubpol.2007.10.003

Roberts, P. W., & Dowling, G. R. (2002). Corporate reputation and sustained superior financial performance. Strategic Management Journal, 23(12), 1077-1093. doi:https://doi.org/10.1002/smj.274.

Roodman, D. (2009). How to do xtabond2: Na introduction to difference and system GMM in Stata. The Stata Journal, 9(1), 86-136. doi:https://doi.org/10.1177/1536867x0900900106

Santos, M. A. C., Cavalcante, P. R. N., & Rodrigues, R. N. (2013). Tamanho da firma e outros determinantes da tributação efetiva sobre o lucro no brasil. Advances in Scientific and Applied Accounting – ASAA, 6(2), 179-210. doi:https://doi.org/10.14392/asaa.2013060204

Schaffer, M. E., & Stillman, S. (2010). xtoverid: Stata module to calculate tests of overidentifying restrictions after xtreg, xtivreg, xtivreg2 and xthtaylor. 2010. Recuperado de: http://ideas.repec.org/c/boc/bocode/s456779.html

Shackelford, D. A., & Shevlin, T. (2001). Empirical tax research in accounting. Journal of Accounting and Economics, 31(1-3), 321-387. doi:https://doi.org/10.1016/s0165-4101(01)00022-2

Shen, R., Tang, Y., & Chen, G. (2014). When the role fits: How firm status differentials affect corporate takeovers. Strategic Management Journal, 35(13), 2012-2030. doi:https://doi.org/10.1002/smj.2194

Stickney, C. P., & McGee, V. E. (1982). Effective corporate tax rates the effect of size, capital intensity, leverage, and other factors. Journal of accounting and public policy, 1(2), 125-152. doi:https://doi.org/10.1016/s0278-4254(82)80004-5

Tang, T. Y. H. (2005). The Market Perception of BTD: an empirical study in China's capital markets. The Accounting Review.

Walker, K. (2010). A systematic review of the corporate reputation literature: Definition, measurement, and theory. Corporate Reputation Review, 12(4), 357–87. doi:https://doi.org/10.1057/crr.2009.26

Watts, R. L., & Zimmerman, J. L. (1986). Positive Accounting Theory. New Jersey: Prentice-Hall.

Wooldridge, J. M. (2010). Econometric Analysis of Cross Section and Panel Data. (2 ed.). Cambridge, MA: MIT Press.

Zimmerman, J. L. (1983). Taxes and firm size. Journal of Accounting and Economics, Noth-Holland, 5, 119-149. doi:https://doi.org/10.1016/0165-4101(83)90008-3

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Seção Nacional