QUALIDADE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE COMPANHIAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.2019429Palavras-chave:
Internacionalização, Conselho de Administração, Teoria da Agência.Resumo
A internacionalização proporciona oportunidades e impõe desafios, se constituindo em estratégia à sobrevivência no mercado interno e à expansão para o exterior. Nesse sentido, o estudo identificou a influência da Qualidade do Conselho de Administração na internacionalização de companhias brasileiras com ações negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) no período de 2012-2016. Para tanto, elaborou-se uma métrica para mapear o Índice de Qualidade do Conselho de Administração e utilizou a metodologia da UNCTAD/ONU para medir a internacionalização das empresas. A amostra do estudo utilizou 85 empresas, distribuídas em 5 unidades de corte transversal, totalizando 425 observações em painel balanceado. Os dados foram coletados na plataforma Bloomberg® e Formulários de Referência. Utilizando-se inferência estatística em modelo de regressão MQO, os achados permitiram confirmar a hipótese de que quanto maior o índice de Qualidade do Conselho de Administração maior a internacionalização das empresas. As variáveis de controle número de países e tamanho, explicam a internacionalização, ratificando a relação esperada com base no referencial teórico. Por outro lado, as variáveis tempo, segmentos diferenciados de listagem na Bolsa de Valores e alavancagem não se mostraram estatisticamente significantes para explicar a internacionalização. Na medida em que sinaliza que a Qualidade do Conselho de Administração atrai novos aportes de recursos internos e externos, expandindo as fronteiras, o estudo também destaca a amplitude e a relevância das discussões dessa temática.
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