FROM ACCOUNTING PROFESSIONAL TO TEACHING CAREER: A STUDY ON THE MOTIVATIONAL FACTORS FOR THE TRANSITION

Autores

  • Carla Milena Gonçalves Fernandes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Débora Gomes de Gomes Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Marcos Antônio de Souza Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.2019428

Palavras-chave:

Accounting, Teaching, Motivation, Public Federal Universities.

Resumo

The aim of the study is to know the predominant motivational factors in the dismissal of an accounting profession and the insertion in the teaching career of professors of the Accounting Sciences Course of Brazilian Public Federal Universities. This was a descriptive and quantitative research, with the participation of 37 teachers. The two sets of assertions (professional termination and insertion in the teaching career) were correlational to verify the adjustment of the data for later application of the factorial analysis, in order to answer the study’s objective. It can be noticed that the motivations present in the first set (professional termination) belong to the introjected and identified regulations, besides the appearance of demotivation as one of the factors. Such demotivation reflects the discontent with the development of the professional career. In the second set (insertion in the teaching career), introjected, external and intrinsic motivations were found to be related to public employment stability, remuneration, relevance, pleasure and social recognition of the activity. The results obtained were considered satisfactory since they provide a visualization of the stimuli before and after the insertion in the teaching career as well as the motivating factors for the permanence in this career.

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Biografia do Autor

Carla Milena Gonçalves Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2017). Atualmente é Mestranda em Contabilidade na linha de educação e pesquisa em Contabilidade pelo Programa de Pós-graduação em Contabilidade-PPGCont da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Graduanda em Ciências Contábeis pela FURG e acadêmica do curso de Especialização em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar).Tem experiência na área de Administração. Tem interesse pelas áreas de educação, pesquisa em Contabilidade e Administração (ênfase em gestão de projetos e projetos públicos).

Débora Gomes de Gomes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016), possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012), possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (1994). É professora adjunta da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atua na graduação, especialização e mestrado. Tem experiência na área de Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle gerencial e educação e pesquisa em contabilidade.

Marcos Antônio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

BOLSISTA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA 2 - CNPq. - Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNI A (1977), Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2001). Professor Visitante da Universidade Federal de Uberlândia - UFU (desde set 2018). Professor da Faculdade Sumaré - Curso Ciências Contábeis (2017). Professor de cursos de MBA da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS (2017). Coordenador do PPG em Ciências Contábeis, mestrado e doutorado da Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (período 2014-2016). Professor da Unisinos nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, MBA, mestrado e doutorado em Contabilidade, nos seguintes temas: gestão de custos, gestão orçamentária, gestão estratégica de custos, contabilidade gerencial e controladoria. Atuou de forma compartilhada no PPG em Engenharia de Produção e Sistemas da Unisinos, (período de out-2002 a jan-2017). Membro da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul. Membro Titular do Comitê Assessor de Economia e Administração da FAPERGS. Consultor Ad hoc do CNPq desde junho/2010. Lider do Grupo de Pesquisa NUPEGEC registrado no CNPq e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa CMS Lab, liderado pelos Professores Welington Rocha e Márcio Borinelli, da FEA/USP. Pesquisador FIPECAFI. Criador da Revista BASE, em 2004, sendo seu editor por quatro anos. Revisor de diversos periódicos científicos da área de conhecimento Contabilidade. Experiência profissional nas áreas de controladoria e finanças de empresa nacional e multinacional norte-americana. Sócio da Bruine Souza Consultores Associados Ltda até abril 2017.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Fernandes, C. M. G., Gomes, D. G. de, & Souza, M. A. de. (2020). FROM ACCOUNTING PROFESSIONAL TO TEACHING CAREER: A STUDY ON THE MOTIVATIONAL FACTORS FOR THE TRANSITION. Revista Universo Contábil, 15(4), 69–86. https://doi.org/10.4270/ruc.2019428

Edição

Seção

Seção Nacional