FATORES EXPLICATIVOS PARA O COMPORTAMENTO ASSIMÉTRICO DOS CUSTOS DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc2020313

Palavras-chave:

Comportamento dos custos, Sticky costs, Fatores explicativos.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo determinar a influência dos fatores explicativos no comportamento assimétrico dos custos de empresas brasileiras. Após a revisão da literatura, com base no mapeamento de diversos fatores explicativos para a assimetria dos custos, pode-se testar 12 hipóteses de pesquisa (11 individuais e uma conjunta), por meio da técnica de regressão com dados em painel, aplicada a 617 empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), no período de 1995 a 2014. Como resultados, para cada fator, tem-se que: i) existem diferenças significativas entre a assimetria dos diferentes setores; ii) o fluxo de caixa afeta a assimetria dos custos, porém, o sentido é oposto ao apresentado na literatura internacional; iii) o tamanho da empresa é um fator explicativo para a assimetria do Custo Total e do Custo dos Produtos Vendidos; iv) a intensidade do uso de ativos é um dos principais fatores que afetam os Sticky Costs; v) com três períodos consecutivos de diminuição da Receita Líquida de Vendas, os gestores reduzem os custos em proporções superiores à própria redução da Receita; vi) a influência do crescimento do Produto Interno Bruto na assimetria dos custos apresentou coeficiente significativo; vii) quando a variação da Receita é superior a 15%, a assimetria é menor do que para variação inferior a esse percentual; viii) a legislação de proteção ao emprego; e (ix) a regulação do mercado não se confirmam para a realidade brasileira; x) o atraso nos ajustes dos custos se confirma, e o período de ajustes é de três anos; xi) o efeito da concentração do capital na assimetria dos custos é rejeitada pelos resultados dos testes. Por fim, uma hipótese conjunta foi estruturada e confirmada, com base nos 11 fatores analisados. Assim, pode-se concluir que com a junção dos fatores explicativos, que já se apresentaram significativos de forma individual, os resultados refletem de maneira mais completa o comportamento dos custos das empresas brasileiras, sobretudo em relação às causas dos Sticky Costs.

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Biografia do Autor

Fernando Richartz, UFSC

Doutorado – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil
Professor do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFINIT – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Altair Borgert, UFSC

Doutorado – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Professor do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

altair@borgert.com.br / (48) 98407-1503

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Publicado

2021-06-25

Edição

Seção

Seção Nacional