SABERES DA DOCÊNCIA QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE MINISTRA A DISCIPLINA DE GESTÃO DE CUSTOS EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Vilma Geni Slomski FEA/USP
  • Edilei Rodrigues de Lames Professor da Faculdade Adventista de Hortolândia Mestre em Ciências Contábeis (FECAP) Grupo de pesquisa “Observatório FECAP de Educação e Pesquisa Contábil” CNPq.
  • Evandir Megliorini Professor da Universidade Federal do ABC – UFABC Doutor em Ciências Contábeis (USP)
  • Liliane da Costa Jacobs Lames Professora da Faculdade Adventista de Hortolândia Mestre em Ciências Contábeis (FECAP) Grupo de pesquisa “Observatório FECAP de Educação e Pesquisa Contábil” CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20139

Palavras-chave:

Saberes Docentes. Professor de Custos. Educação Contábil.

Resumo

A preocupação com a formação e o desenvolvimento profissional dos educadores em vista da inovação e da qualidade da educação superior aponta para a importância da implementação de política de formação dos professores universitários. Assim, esta pesquisa teve como objetivo delinear as características (tipos e natureza) dos saberes da docência que estruturam e significam a prática pedagógica de um professor que ministra a disciplina de Gestão de Custos em um curso de Ciências Contábeis, oferecido por uma IES do Estado de São Paulo, procurando evidenciar elementos que permitam melhor compreender como os professores vão construindo as competências para o desempenho da função docente ao longo de seu processo de desenvolvimento profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória – qualitativa, e os dados foram coletados por meio de entrevista, com roteiro semi-estruturado. Verificou-se que os saberes docentes abrangem diferentes tipos e fontes sociais de aquisição, tais como: saber pessoal; saber dos programas; dos livros e materiais didáticos; das tecnologias e técnico-disciplinar. Esses conhecimentos são pragmáticos, ligados ao contexto de ação, à pessoa do professor e à profissão docente; são também existenciais, orientados por crenças, valores e atitudes. Assim, o modo de ser e de estar na docência tende a configurar as disposições, ou as maneiras de agir na prática pedagógica. Conclui-se, dessa forma, que o modo de ser e de estar na docência tende a configurar as disposições, ou as maneiras de agir diante do ensino. Desse modo, os saberes da docência possuem um caráter temporal e social e remetem a processos adquiridos e aperfeiçoados no âmbito da prática e da carreira docente.

 

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Biografia do Autor

Vilma Geni Slomski, FEA/USP

Pós-Doutorado em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)

Doutorado e Mestrado em Educação pela FEUSP

Professora e Pesquisadora Programa de Mestrado da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)

Avenida da Liberdade, 532 - Liberdade - CEP 01502-001 - São Paulo.

Líder do Grupo de pesquisa “Observatório FECAP de Educação e Pesquisa Contábil” CNPq.

Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/USP)

 

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Publicado

2013-12-30

Como Citar

Slomski, V. G., Lames, E. R. de, Megliorini, E., & Lames, L. da C. J. (2013). SABERES DA DOCÊNCIA QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE MINISTRA A DISCIPLINA DE GESTÃO DE CUSTOS EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Universo Contábil, 9(4), 71–89. https://doi.org/10.4270/ruc.20139

Edição

Seção

Seção Nacional