ENADE E FLUXO CURRICULAR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL

Autores

  • Vanessa Ramos da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.2016430-47

Palavras-chave:

Educação Contábil, Currículo Contábil, Rendimento Acadêmico.

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) assumem um papel importante no processo de formação dos profissionais. Os elementos do sistema de ensino e o currículo das IES estão estruturados em seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Avaliações realizadas, tanto das IES quanto dos próprios discentes, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudante (ENADE), são importantes para aprimorar os cursos. A questão que provocou a realização deste estudo foi verificar se a organização curricular das IES que ofertam o curso de Ciências Contábeis guarda relação com o rendimento acadêmico dos estudantes no ENADE do ano 2012.Esta é uma pesquisa documental, classificada como descritiva e com abordagem quali-quantitativa, sendo a amostra composta por 447 IES brasileiras. Os testes estatísticos realizados foram: análise descritiva, correlação de Spearman e teste de regressão linear múltipla. Foram significativas na explicação do desempenho acadêmico as variáveis: região brasileira; categoria administrativa; organização acadêmica; percentual de doutores; percentual de infraestrutura; percentual de organização didático-pedagógica; nota dos ingressantes por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); número de concluintes participantes no ENADE; e conteúdos de formação básica. Verificou-se que, quanto maiores são as cargas horárias concedidas pelas IES para conteúdos de formação básica, menores tendem a ser os rendimentos dos alunos no ENADE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, E. C. Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças. Estud. Econ. [online], v. 41, n. 2, p. 323-343, 2011.

ASTIN, A. W.; ANTONIO, A. L. Assessment for excellence: the philosophy and practice of assessment and evaluation in higher education. Rowman & LittlefieldPublishers, 2012.

BORBA, J. S. et al. A definição dos conhecimentos, habilidades e atitudes na formação de administradores na percepção de gestores, acadêmicos e legal. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO – CONVIBRA, 8., 2011. Anais... Disponível em: < http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_2917.pdf >. Acesso em: 30 mar. 2015.

BOWLES, S. Towards and educational production function. In: Hansen, W. Lee (Ed). Education, income, and human capital. New York: National Bureau of Economic Research, p. 9-70, 1970. Disponível em < http://www.nber.org/>. Acesso em: 28 nov. 2014.

BRASIL. Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11638.htm >. Acesso em: 28 ago. 2014.

______. Ministério da Educação. Parecer CFE 397/1962. Divide o curso de Ciências Contábeis em ciclo de formação básica e formação profissional.

______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004. Diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces010_04.pdf >. Acesso em: 28 ago. 2014.

BRITO, M. R. F. D. O SINAES e o ENADE: da concepção à implantação. Avaliação, Campinas: Sorocaba, SP, v. 13, n. 3, p. 841-850, nov. 2008.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC. Proposta nacional de conteúdo para o curso de Graduação em Ciências Contábeis. 2. ed. revista e atualizada (colaboração de: RODRIGUES, A. T. L.; FRANÇA, J. A.; BOARIN, J. J.; COELHO, J. M. A.; CARNEIRO, J. D.; BUGARIM, M. C. C.; MORAIS, M. L. S.), 2009.

CORBUCCI, P. R. Desafios da educação superior e desenvolvimento no Brasil. IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2007.

CORRÊA, M. D.; ANTONOVZ, T.; ESPEJO, M. M. S. B. A percepção dos Alunos sobre a Importância das Disciplinas do Currículo do Curso de Ciências Contábeis: reflexões diante do contexto contemporâneo. In: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, II, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EnEPQ, 2009.

CUCHIARO, A. L.; CARIZIO, W. G. Ensino superior, currículo e formação profissional. Revista Fafibe On-line. São Paulo: Faculdades Integradas FAFIBE, ano I, n. 1, jul. 2005.

FERREIRA, M. A. Determinantes do desempenho discente no ENADE em cursos de ciências contábeis. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil, 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, G.; SOARES, A. B. Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários. Psicol. Reflex. Crit. [online], v. 26, n. 4, p. 780-789, 2013.

HANUSHEK, E. A. Conceptual and Empirical Issues in the estimation of educational productions functions. The Journal of Human Resources, v. 14, n. 3, p. 351-388, 1979.

HANUSHEK, E. A.; WOESSMANN, L. The economics of international differences in educational achievement. In: HANUSHEK, E.; MACHIN, S.; WOESSMANN, L. (Eds.) Handbook of the economics of education. 1 ed., Oxford (UK): Elsevier Science, v. 3, p.89-200, 2011.

______. Institutional structures of the education system and student achievement: A review of cross-country economic research. In: Strietholt R, Bos W, Gustafsson JE and Rosen M (eds). Educational Policy Evaluation through International Comparative Assessments. WaxmannVerlag: Münster: p. 145–176, 2014.

HARRINGTON, D. R. et al. Determinants of Student Performance in an Undergraduate Financial Accounting Class. Department of Agricultural, Economics and Business, n. 34117, University of Ontario, 2006.

INEP. SINAES: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 2. ed., Brasília, DF, 2004. Disponível em: <http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/{B4E0C6B4-314B-4F70-9671- E33A4BA67C42}_Sinaes_da_concepção_à_regulamentação.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2012.

______. Conceito ENADE. 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes>. Acesso em: 14 dez. 2015.

______. Conceito Preliminar do Curso – CPC. 2012. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores/cpc>. Acesso em: 12 mai. 2015.

JACKSON, P. W. Life in Classrooms. New York: Teachers College Press, 1990.

JEHLE, G. A.; RENY, P. J. Advanced microeconomic theory. 2 ed. New York (USA): Addison Wesley, p. 117 – 150, 2000.

JESUS, A. R. Currículo e educação: conceito e questões no contexto educacional. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE,8., 2008, Curitiba/PR. Anais...Curitiba/PR: EDUCERE, 2008.

LEITE FILHO, G. A. et al. Estilos de aprendizagem x desempenho acadêmico – uma aplicação do teste de Kolb em acadêmicos no curso de ciências contábeis. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 8, 2008, São Paulo. Anais... Congresso USP de Controladoria e Contabilidade 2008. Disponível em:

<http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos82008/125.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2014.

MEC – Ministério da Educação. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2013. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php/?id=12303&option= com_content >. Acesso em: 12 mai. 2015.

MIRANDA, G. J. Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em contabilidade no brasil. 2011. 211 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

MIRANDA, G. J. et al. Determinantes do Desempenho Acadêmico na Área de Negócios. Revista Meta: Avaliação. v. 7, n. 20, p. 175 – 209, mai./ago. 2015.

MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MUNOZ LOPEZ, S. M.; RUIZ ROJAS, G. A.; SARMIENTO RAMIREZ, H. Didácticas para laFormaciónenInvestigaciónContable: una discusión crítica de lasprácticas de enseñanza. Rev.fac.cienc.econ. [online]. v. 23, n. 1, p. 53-86, 2015.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 2 sem./1996.

PERRENOUD, P. La construccióndel êxito y delfracaso escolar. Madrid: Morata, 1996.

R DEVELOPMENT CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for StatisticalComputing, Vienna, Austria. ISBN 3-900051-07-0. Disponível em: <http://www.R-project.org/>. >. Acesso em: 12 dez. 2015.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. Roberto Jarry Richardson (Org.). 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

RICCIO, E. L.; SAKATA, M. C. G. Evidências da globalização na educação contábil: estudo das grades curriculares dos cursos de graduação em universidades brasileiras e portuguesas. Rev. contab. finanç. [online], v.15, n.35, p. 35-44, 2004.

RODRIGUES, B. C. O.; MIRANDA, G. J. Concursos para contador: quais conteúdos vêm sendo priorizados? CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS - CBC, 20., 2013, Uberlândia/MG. Anais... Uberlândia: CBC, 2013.

Sacristán, J. G. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SANTOS, N. A. Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SILVA, S. C. Desafios dos programas de graduação em Ciências Contábeis face às mudanças emergentes na pós-modernidade. 364 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-12082014-190630/pt-br.php >. Acesso em: 10 out. 2014.

SILVA, T. T. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.

SILVA, V. R.ENADE e fluxo curricular nos cursos de graduação em ciências contábeis no Brasil. 76 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil, 2016.

UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT – UNCTAD. Revised model accounting curriculum. TD/B/COM.2/ISAR/21 (2003). Disponível em: <http://www.unctad.org.> Acesso em: 18 out. 2014.

Publicado

2016-12-28

Edição

Seção

Seção Nacional