A CONCESSÃO DE CRÉDITO COMERCIAL E O FINANCIAMENTO DOS CLIENTES: EVIDÊNCIA NAS EMPRESAS PORTUGUESAS

Autores

  • Elisabete Simões Vieira Universidade de Aveiro
  • Carlos C. Pinho Universidade de Aveiro
  • Diana Oliveira Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20139

Palavras-chave:

Crédito comercial, Financiamento, Dados em painel

Resumo

Este estudo pretende analisar a concessão de crédito comercial das empresas portuguesas como meio de financiamento dos seus clientes, recorrendo à metodologia de dados em painel, contribuindo assim para a escassa evidência empírica sobre os motivos da concessão de crédito comercial e a sua utilidade no financiamento dos respetivos clientes, assunto que se torna particularmente interessante no contexto atual, de dificuldades de obtenção de crédito bancário. De um modo geral, as empresas de grande dimensão e com maior acesso ao mercado de capitais funcionam como financiadoras dos clientes que apresentam maiores dificuldades no acesso ao financiamento institucional, corroborando a hipótese da vantagem das empresas não financeiras. Adicionalmente, estas empresas utilizam o crédito comercial como um meio legal de discriminação de preços. Finalmente, encontrámos evidência de que as empresas, independentemente da sua dimensão, podem reduzir os custos de transação através da utilização do crédito comercial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Simões Vieira, Universidade de Aveiro

Unidade de investigação GOVCOPP

Departamento: ISCA

Finanças

Carlos C. Pinho, Universidade de Aveiro

Unidade de investigação GOVCOPP

Departamento: DEGEI

Finanças

Diana Oliveira, Universidade de Aveiro

Departamento: DEGEI

Finanças

Referências

AKTAS, Nihat; BODT, Eric; LOBEZ, Frédéric; STATNIK, Jean-Christophe. The Information Content of Trade Credit. Journal of Banking & Finance, v. 36, n. 5, p. 1402-1413, may. 2012.

BAHILLO, Ismael David. El Crédito Comercial: Un Estudio Empírico con Datos Norteamericanos. Centro de estúdios monetários y financeiros (CEMFI), N.º 0007, 2000. Disponível em: <ftp://www.cemfi.es/mt/00/t0007.pdf>. Acesso em: 21 out. 2011.

CHENG, Nam Sang; PIKE, Richard. The Trade Credit Decision: Evidence of UK Firms. Managerial and Decision Economics, v. 24, n. 6-7, p. 419-438, sep./abr. 2003. DOI: 10.1002/mde.1049.

FERNANDES, Carla; PEGUINHO, Cristina; VIEIRA, Elisabete; NEIVA, Joaquim. Análise Financeira, Teoria e Prática: Aplicação no âmbito do SNC. 2.ª Edição. Edições Sílabo, 2013.

FERRIS, Stephen. A Transactions Theory of Trade Credit Use. The Quarterly Journal of Economics, v. 96, n. 2, p. 243-270, may. 1981. DOI: 10.2307/1882390.

GARCÍA-TERUEL, Pedro; MARTÍNEZ-SOLANO, Pedro. Determinants of trade credit: A Comparative study of European SMEs. International Small Business Journal, v. 28, n. 3, p. 215-233, june. 2010. DOI: 10.1177/0266242609360603.

HAUSMAN, J. A. Specification Tests in Econometrics. Econometrica, v. 46, n. 6, p. 1251-1271, nov. 1978.

KASHEFI-POUR, Eilnaz; LASFER, Meziane; CARAPETO, Maria. The Determinants of Capital Structure across Firms’ Sizes: The UK Main and AIM Markets Evidence. SSRN Working Paper, 2010. Disponível em: <http://ssrn.com/abstract=1680892>. Acesso em: 18 abr. 2011.

MIAN, Shehzad; SMITH, Clifford W. Jr. Accounts Receivable Management Policy: Theory and Evidence. The Journal of Finance, v. 47, n. 1, p. 169-200, mar. 1992. DOI: 10.1111/j.1540-6261.1992.tb03982.x.

MODIGLIANI, Franco; MILLER, Merton. The cost of capital, corporation finance, and the theory of investment. The American Economic Review, v. 48, n. 3, p. 261-297, jun. 1958.

MODIGLIANI, Franco; MILLER, Merton. Corporate income taxes and the cost of capital: A correction, The American Economic Review, v. 53, n. 3, p. 437-447, jun. 1963.

MYERS, Stewart C. The capital structure puzzle. The Journal of Finance, v. 39, n. 3, p. 575-592, jul. 1984. DOI: 10.1111/j.1540-6261.1984.tb03646.

NILSEN, Jeffrey. Trade Credit and the Bank Lending Channel. Journal of Money, Credit and Banking, v. 34, n. 1, p. 226-253. 2002.

OGAWA, Kazuo; STERKEN, Elmer; TOKUTSU, Ichiro. The Trade Credit Channel Revisited: Evidence from Micro Data of Japanese Small Firms. Small Business Economics, v. 40, p. 101-118. 2011. DOI: 10.1007/s11187-011-9344-5.

PETERSEN, Mitchell A.; RAJAN, Raghuram. Trade Credit: Theories and Evidence. The Review of Financial Studies, v. 10, n. 3, p. 661-691. 1997. DOI: 10.1093/rfs/10.3.661.

RODRÍGUEZ-RODRÍGUEZ, Olga Maria. Firms as Credit Suppliers: An Empirical Study of Spanish Firms. International Journal of Managerial Finance, v. 4, n. 2, p. 152-173. 2008. DOI: 10.1108/17439130810864032.

SCHWARTZ, Robert. An Economic Model of Trade Credit. Journal of Financial and Quantitative Analysis, v. 9, p. 643-657, sep. 1974.

SERRASQUEIRO, Zélia; NUNES, Paulo Maças. Determinants of capital structure: Comparison of empirical evidence from the use of different estimators. International Journal of Applied Economics, v. 5, n. 1, p. 14-29. 2008.

VAN DER WIJST, Nico; HOL, Suzan. Trade Credit in Europe. Norwegian University of Science and Technology. Trondheim. 2002.

VIEIRA, Elisabete F. Simões. Determinantes da Estrutura de Capital das Empresas Portuguesas Cotadas. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 12, n. 1, p. 38-51. 2013.

VIEIRA, Elisabete F. Simões; NOVO, António João. A Estrutura de Capital das PME: Evidência no Mercado Português. Revista Estudos do ISCA, n. 2, 2010. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/estudosdoisca/article/view/578>. Acesso em: 6 jan. 2012.

WHITE, Halbert. A Heteroscedasticity-Consistent Covariance Matrix Estimator and a Direct Test for Heteroscedasticity. Econometrica, v. 48, n. 4, p. 817-838, may. 1980

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Seção Internacional