A CONCESSÃO DE CRÉDITO COMERCIAL E O FINANCIAMENTO DOS CLIENTES: EVIDÊNCIA NAS EMPRESAS PORTUGUESAS

Autores

  • Elisabete Simões Vieira Universidade de Aveiro
  • Carlos C. Pinho Universidade de Aveiro
  • Diana Oliveira Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20139

Palavras-chave:

Crédito comercial, Financiamento, Dados em painel

Resumo

Este estudo pretende analisar a concessão de crédito comercial das empresas portuguesas como meio de financiamento dos seus clientes, recorrendo à metodologia de dados em painel, contribuindo assim para a escassa evidência empírica sobre os motivos da concessão de crédito comercial e a sua utilidade no financiamento dos respetivos clientes, assunto que se torna particularmente interessante no contexto atual, de dificuldades de obtenção de crédito bancário. De um modo geral, as empresas de grande dimensão e com maior acesso ao mercado de capitais funcionam como financiadoras dos clientes que apresentam maiores dificuldades no acesso ao financiamento institucional, corroborando a hipótese da vantagem das empresas não financeiras. Adicionalmente, estas empresas utilizam o crédito comercial como um meio legal de discriminação de preços. Finalmente, encontrámos evidência de que as empresas, independentemente da sua dimensão, podem reduzir os custos de transação através da utilização do crédito comercial.

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Biografia do Autor

Elisabete Simões Vieira, Universidade de Aveiro

Unidade de investigação GOVCOPP

Departamento: ISCA

Finanças

Carlos C. Pinho, Universidade de Aveiro

Unidade de investigação GOVCOPP

Departamento: DEGEI

Finanças

Diana Oliveira, Universidade de Aveiro

Departamento: DEGEI

Finanças

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Publicado

2013-12-30

Como Citar

Vieira, E. S., Pinho, C. C., & Oliveira, D. (2013). A CONCESSÃO DE CRÉDITO COMERCIAL E O FINANCIAMENTO DOS CLIENTES: EVIDÊNCIA NAS EMPRESAS PORTUGUESAS. Revista Universo Contábil, 9(4), 144–156. https://doi.org/10.4270/ruc.20139

Edição

Seção

Seção Internacional