O BALANCED SCORECARD E A ORGANIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Helena Costa Oliveira ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
  • Lúcia Lima Rodrigues Universidade do Minho
  • Vasco Eiriz Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20128

Palavras-chave:

Balanced Scorecard, Organizações de Aprendizagem, Gestão Estratégica, Ambiente Organizacional.

Resumo

O Balanced Scorecard (BSC) é uma resposta às exigências da realidade económico-social, num processo que parece favorecer o desenvolvimento da aprendizagem nas empresas. Este trabalho averigua dessa presunção. Para o estudo definimos doze características essenciais a uma organização de aprendizagem, analisadas sob três categorias e agrupadas numa grelha de perceção; procedemos também a uma análise crítica do conceito BSC à luz dessas características. Baseados nessa grelha caracterizamos a empresa objeto de estudo em dois momentos: antes de iniciar o projeto BSC e dezoito meses após o seu início. Da comparação entre as duas caracterizações tentamos aferir como variou a sua capacidade para aprender organizacionalmente. Concluímos que essa capacidade foi incrementada: a empresa melhorou enquanto organização de aprendizagem, essencialmente quando observada sob duas das categorias assumidas: ambiente organizacional e liderança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Costa Oliveira, ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

Doutoranda em Contabilidade na Universidade do Minho. Mestrado em Contabilidade pela Universidade do Minho. Professora do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto.

Lúcia Lima Rodrigues, Universidade do Minho

Doutoramento em Ciências Empresariais, especialização em Contabilidade pela Universidade do Minho. Professora na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho

Vasco Eiriz, Universidade do Minho

PhD in Management pela The University of Manchester, Reino Unido. Professor Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho

Referências

ARGYRIS, C; KAPLAN, R. Implementing New Knowledge: the case of activity based costing. Accounting Horizons, v. 8, n. 3, p. 83-105, 1994.

ATKINSON, A.; BANKER, R.; Kaplan, R.; Young, S. Management Accounting. NJ: Prentice Hall, 1997.

BONTIS, N.; CHUA, W.; RICHARDSON, S. Intellectual capital and the nature of business in Malaysia. Journal of Intellectual Capital, v. 1, n. 1, p. 85-100, 2000. http://dx.doi.org/10.1108/14691930010324188

BROWN, J.; DUGUID, P. Organizational Learning and Communities-of-Practice: Toward a Unified View of Working, Learning and Innovation. Organization Science, v. 2, n. 1, p. 40-57, 1991. http://dx.doi.org/10.1287/orsc.2.1.40

COOPEY, J. The learning Organization Power, Politics and Ideology. Management Learning, v. 26, n. 2, p. 193-213, 1995. http://dx.doi.org/10.1177/135050769502600204

CRAVENS, K; OLIVER, E.; STEWART J. Can a Positive Approach to Performance Evaluation Help Accomplish Your Goals? Business Horizons, n. 53, p. 269-279, 2010. http://dx.doi.org/10.1016/j.bushor.2009.09.005

CYERT, R.; MARCH, J. Behavioral Theory of a Firm. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1963.

FERNANDES, A. Tipologia da Aprendizagem Organizacional: Teorias e Estudos. Lisboa: Livros Horizonte, 2007.

GARVIN, D.; EDMONDSON A. C.; GINO, F. Is yours a Learning Organization? Harvard Business Review, v. 86, n.3, p. 109-116, 2008.

JUNG, Y; TAKEUCHI, N. Performance Implications for the Relationships Among Top Management Leadership, Organizational Culture, and Appraisal Practice: Testing Two Theory-based Models of Organizational Learning Theory in Japan. The International Journal of Human Resource Management. v. 221, p. 1931-1850, 2010. http://dx.doi.org/10.1080/09585192.2010.505093

KAPLAN, R.; NORTON, D. The Balanced Scorecard – Measures that Drive Performance. Harvard Business Review, v. 70, n. 1, p. 71-79, 1992.

KAPLAN, R.; NORTON, D. The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action. Boston: Harvard Business School Press, 1996a.

KAPLAN, R.; NORTON, D. Using the Balanced Scorecard as a Strategic Management System. Harvard Business Review, v. 74, n.1, p. 75-85, 1996b.

KAPLAN, R.; NORTON, D. Strategy Maps: Converting Intangible Assets into Tangible Outcomes. Harvard Business Publishing Corporation, 2004.

KAPLAN, R.; NORTON, D. Alignment: Using the Balance Scorecard to Create Corporate Synergies. Harvard Business School Press, 2006.

LINES, R.; SÃENZ, J.; ARAMBURU, N. Organizational Learning as a By-product of Justifications for Change. Journal of Change Management. v. 11, p. 163-184, 2011. http://dx.doi.org/10.1080/14697017.2010.548340

LIPE, M. G.; SALTERIO, S. E. The Balanced Scorecard: Judgmental Effects of Common and Unique Performance Measures. The Accounting Review, v. 75, n. 3, p. 283-298, 2000. http://dx.doi.org/10.2308/accr.2000.75.3.283

MALINA, M.; SELTO, F. Communicating and controlling strategy: an empirical study of the effectiveness of the BSC. Journal of Management Accounting Research, v. 13, p. 47–90, 2001. http://dx.doi.org/10.2308/jmar.2001.13.1.47

MCKINNON, J. Reliability and Validity in Field Research: Some Strategies and Tactics. Accounting, Auditing and Accountability Journal, v.1, p. 34-54, 1988. http://dx.doi.org/10.1108/EUM0000000004619

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The knowledge Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. NY: Oxford University Press, 1995.

NØRREKLIT, H. The balanced on the balanced scorecard – a critical analysis of some of its assumptions. Management Accounting Research, v. 11, n. 1, p. 65-88, 2000. http://dx.doi.org/10.1006/mare.1999.0121

NØRREKLIT, L.; SCHOENFELD, H. M. Resources of the Firm, Creating, Controlling and Accounting. Copenhagen: DJØF Publishing, 1996.

NØRREKLIT, H.; SCHOENFELD, H. M. Controlling Multinational Companies an Attempt to Analyze some Unresolved Issues. Aarhus: The Aarhus School of Business, 1998.

OLVE, N. G.; PETRI, C. J.; ROY, J.; ROY, S. Twelve years later: Understanding and realizing the value of balanced scorecards. Ivey Business Journal, v. 68, n. 5, p. 1-7, 2004.

OTLEY, D.; BERRY, A. Case Study Research in Management Accounting and Control. Management Accounting Research. v. 5, p. 45-65, 1994. http://dx.doi.org/10.1006/mare.1994.1004

PAPALEXANDRIS, A.; IOANNOU, G.; PRASTACOS, G. Implementing the Balanced Scorecard in Greece: a Software Firm’s Experience. Long Range Planning, v. 37, n. 4, p 351–366, 2004. http://dx.doi.org/10.1016/j.lrp.2004.05.002

SENGE, P. The Fifth Discipline: The Art and Pratice of Learning Organazition. NY: Doubleday, 1990.

SPECKBACHER, G.; BISCHOF, J.; PFEIFFER, T. A descriptive analysis on the implementation of Balanced Scorecards in German-speaking countries. Management Accounting Research, v. 14, n. 4, p. 361-387, 2003. http://dx.doi.org/10.1016/ j.mar.2003.10.001

TAYLER, W. The Balanced Scorecard as a Strategy-Evaluation tool: The Effects os Implementation Involvement and a Causal-Chain Focus. The Accounting Review. v. 85, n. 3, p.1095-1117, 2010. http://dx.doi.org/10.2308/accr.2010.85.3.1095

WIERSMA, E. For Which Purposes do Managers use Balanced Scorecards? An Empirical study. Management Accounting Research. n. 20, p. 239-251, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/j.mar.2009.06.001

YIN, R. Case Study Research: Design and Methods (2ª. ed). Thousand Oaks: Sage Publications, 1994.

Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Seção Internacional