EVIDENCIAÇÃO SOCIAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DAS AÇÕES EM PROGRAMAS SOCIAIS EXTERNOS NO PERÍODO DE 2005 A 2009
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20128Palavras-chave:
Social disclosure, Empresas brasileiras, Índice, Qualidade da informação.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma avaliação do nível de evidenciação social das empresas brasileiras de capital aberto quanto à prestação de contas dos projetos sociais externos. Os programas sociais possuem dentre outros objetivos a redução do impacto negativo causado pela atividade operacional das empresas (JENSEN et al., 1972). A pesquisa é de natureza qualitativa, valendo-se da análise de conteúdo como técnica de análise dos dados. Foram analisados relatórios de 83 empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa com maior nível de liquidez de suas ações no período de 2005 a 2009. As categorias analisadas (informações passadas, prospecções de ações futuras e acessibilidade) apontam que estarem listadas em bolsa de valores no exterior e em fundos socialmente responsáveis são as características preponderantes para um maior e melhor nível de evidenciação social. Destaca-se também que as empresas consideradas de maior impacto ambiental são aquelas que apresentam um maior nível de evidenciação social quando comparado com as demais empresas. Além desses fatores, ressalta-se o fato de que há, de modo geral, uma evolução no nível de evidenciação no período, uma vez que as empresas consideradas com um nível de evidenciação social alto passou de 21% em 2005 (17 empresas) para 27% em 2009 (22 empresas). Essa tendência demonstra a importância de tal informação, bem como a preocupação das empresas em dar maior transparência às suas ações em programas sociais.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARON, David P. Private Politics, Corporate Social Responsibility, and Integrated Strategy. Journal of Economics and Management Strategy, v. 10, n. 1, Spring, 2001. http://dx.doi.org/10.1111/j.1430-9134.2001.00007.x
BRANCO, Manuel Castelo; RODRIGUES, Lúcia Lima. Factors Influenting Social Responsibility Disclosure by Portuguese Companies. Journal of Business Ethics, v. 83, p.685-701, 2008. http://dx.doi.org/10.1007/s10551-007-9658-z
BROWN, William O.; HELLAND, Eric; SMITH, Janet Kiholm. Corporate Philanthropic Pratices. Journal of Corporate Finance, v. 12, p.855-877, 2006.
CAMPBELL, David; MOORE, Geoff; SHRIVES, Philip. Cross-sectional Effects in Community Disclosure. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 19, n.1, p. 96-114, 2006. http://dx.doi.org/10.1108/09513570610651966
CARR, Indira M.; OUTHWAITE, Opi. Investigating the Impact of Anti-Corruption Strategies on International Business: An Interim Report. Disponível em: <http://ssrn.com/abstract=1410642>. May 27, 2009. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1410642
CLARKSON, Peter M.; LI, Yue; RICHARDSON, Gordon D.; VASVARI, Florin P. Revisiting the relation between environmental performance and environmental disclosure: An empirical analysis. Accounting, Organizations and Society, v. 33, n. 4-5, p. 303-327, 2008. http://dx.doi.org/10.1016/j.aos.2007.05.003
GONÇALVES, Rodrigo de Souza. Social Disclosure e Custo de Capital Próprio em Empresas Brasileiras de Capital Aberto. 2011. 165 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis e Atuariais, Universidade de Brasília, 2011.
GRAY, Rob; JAVAD, Mohammed; POWER, David M.; SINCLAIR, C. Donald. Social and Environmental Disclosure and Corporate Characteristics: A Research Note and Extension. Journal of Business Finances & Accounting, v. 28, n. 3-4, p.327-356, April/May, 2001. http://dx.doi.org/10.1111/1468-5957.00376
HAMMOND, Kim; MILES, Samantha. Assessing quality assessment of corporate social reporting: UK perspectives. Accounting Forum, v. 28, p. 61–79, 2004. http://dx.doi.org/10.1016/j.accfor.2004.04.005
HAYDEL, Belmont F. A Administração Estratégica de Programas de Responsabilidade Social em Empresas Multinacionais: Percepções da Alta Diretoria. Revista de Administração de Empresas, v. 29, n.3, p.5-29, jul./set., 1989.
HEAL, Geoffrey. Corporate Social Responsibility - An Economic and Financial Framework. Dec., 2004. Disponível em: <http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=642762>. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.642762
HOLM, Claus; SCHOLER, Finn. Reduction of Asymmetric Information Through Corporate Governance Mechanisms – The Importance of Ownership Dispersion and Exposure toward the International Capital Market. Corporate Governance: An International Review, v. 18, n.1, p.32-47, jan., 2010. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-8683.2009.00777.x
JENSEN, Robert. E.; CAMPFIELD, William L.; FRANK, Werner G.; LUOMA, Garay A.; MANES, Rene P.; OLIVER, Bruce L.; ONSI, Mohamed; FRANCIS, Mildred. Report of the Committee on Measures of Effectiveness for Social Programs. The Accounting Review, Supplement to Volume XLVII, v. 47, p. 337-396, 1972.
JENSEN, Michael C., MECKLING, William H. Theory of the firm: Managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journal of Financial Economics, v. 3, n. 4, p. 305-360, October 1976. http://dx.doi.org/10.1016/0304-405X(76)90026-X.
MACHADO FILHO, Cláudio Antonio Pinheiro; ZYLBERSZTAJN, Décio. Responsabilidade Social Corporativa e a Criação de Valor para as Organizações. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Working Paper n.03/024. 2003. Disponível em <http://www.ead.fea.usp.br/wpapers> Acesso em 31 mar. 2010.
McWILLIAMS, Abagail; SIEGEL, Donald S.; WRIGHT, Patrick M. Corporate Social Responsibility: Strategic Implications. Journal of Management Studies, v. 43, n. 1, p. 1–18, January 2006. http://dx.doi.org/ 10.1111/j.1467-6486.2006.00580.x
MILANI FILHO, Marco Antonio Figueiredo. Responsabilidade Social e Investimento Social Privados: entre o discurso e a evidenciação. Revista Contabilidade e Finanças, v. 19, n. 47, maio/agosto, p.89-101, 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772008000200008
MURCIA, F. D. R.; SANTOS, Ariovaldo dos. Fatores Determinantes do Nível de Disclosure Voluntário das Companhias Abertas no Brasil. REPeC – Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 3, n. 2, art.4, mai-ago, p.72-95, 2009..
MURCIA, Fernando Dal-Ri; SOUZA; Flávia Cruz de. Discretionary-Based Disclosure: The Case of Social and Environmental Reporting in Brazil. In: Congresso de Controladoria e Contabilidade, 9, 2009, São Paulo. Anais… São Paulo: FEA/USP, 2009.
ORLITZKY, Marc; BENJAMIN, John D. Corporate Social Performance and Firm Risk: A Meta-Analytic Review. Business Society, v. 40, n.4, p.369-396, 2001. http://dx.doi.org/10.1177/000765030104000402
PELIANO, Anna Maria T. Medeiros (coord.) et al. A iniciativa privada e o espírito público: um retrato da ação social das empresas no Brasil. Brasília: Ipea, 2002.
PELIANO, Anna Maria T. Medeiros (coord.) et al. A iniciativa privada e o espírito público: a evolução da ação social das empresas privadas no Brasil. Brasília: Ipea, 2006.
PORTER; Michael E.; KRAEMER, Mark R. The Competitive Advantage of Corporate Philanthropy. Harvard Business Review, Dec, 2002.
RAMANATHAN, Kavasseri V. Toward a theory of corporate social accounting. The Accounting Review, Sarasota, v. 51, n. 3, p. 516-528, Jul. 1976.
RIAHI-BELKAOUI, Ahmed; KARPIK, Philip G. Determinants of the Corporate Decision to Disclosure Social Information. Accounting, Auditing and Accountability Journal, v. 2, n. 1, pp. 36-51, Dec, 1988. http://dx.doi.org/10.1108/09513578910132240
RIAHI-BELKAOUI, Ahmed. Accounting Theory. 5ª edition. London: Thomson Learning, 2004.
RICHARDSON, Alan J.; WELKER, Michael. Social Disclosure, Financial Disclosure and the Cost Capital of Equity Capital. Accounting Organizations and Society, v. 26, p. 597-616, 2001. http://dx.doi.org/10.1016/S0361-3682(01)00025-3
RICHARDSON, Alan J.; WELKER, Michael; HUTCHINSON, Ian R. Managing capital market reactions to corporate social responsibility. International Journal of Management Reviews, v. 1, p.17-43, 1999. http://dx.doi.org/10.1111/1468-2370.00003
RIORDAN, Michael H. Uncertainty, Asymmetric Information and Bilateral Contracts. Review of Economic Studies, v. 51, n. 1, p. 83-93, 1984. http://dx.doi.org/10.2307/2297706
SAIIA, David H.; CARROLL, Archie B.; BUCHHOLTZ, Ann K. Philanthopry as Strategy: when Corporate Charity “Begins at Homeâ€. Business & Society, v. 42, n.2, Jun, p.169-201, 2003. http://dx.doi.org/10.1177/0007650303042002002
SEIDLER, Lee J.; SEIDLER, Lynn L. Social Accounting: Theory, Issues, and Cases. Los Angeles: Melville Publishing Co., 1975.
SILVA, Lílian Simone Aguiar da; QUELHAS, Osvaldo Luiz Gonçalves. Sustentabilidade Empresarial e o Impacto no Custo de Capital Próprio das Empresas de Capital Aberto. Gestão & Produção, v.13, n.3, set/dez, p.385-395, 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000300003
SIMNETT, R., VANSTRAELEN, A., CHUA, W.F. Assurance on sustainability reports: An international comparison. Accounting Review, v. 84, n. 3, p. 937-967, 2009. http://dx.doi.org/10.2308/accr.2009.84.3.937
UDAYASANKAR, Krishna. Corporate Social Responsibility and Firm Size. Journal of Business Ethics, v. 83, n. 2, p. 167-175, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/s10551-007-9609-8
ZYLBERSZTAJN, Decio. Organização ética: um ensaio sobre comportamento e estrutura das organizações. RAC - Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 123-143, 2002. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552002000200008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.