ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO EXTERNA DE CUSTOS: UM ESTUDO MULTICASO EM EMPRESAS DA REGIÃO DA SERRA GAÚCHA
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20128Palavras-chave:
Gestão Estratégica de Custos, Análise Externa de Custos., Vantagem Competitiva.Resumo
Com o aumento da competitividade entre as empresas, caracterizada por acirrada disputa de mercado, a busca por vantagem competitiva é uma necessidade contínua e crescente. As empresas passaram a ser entendidas e gerenciadas como parte de um sistema, participando de uma frequente troca de informações com o ambiente externo. Isso significa que somente a gestão interna já não é mais suficiente para competir. No que se refere aos custos, isso significa que além dos custos próprios também é necessário que a empresa monitore os custos de outras empresas, particularmente dos concorrentes. Neste contexto, o objetivo deste artigo é identificar a adoção de práticas de análise externa de custos em sete empresas da Região da Serra Gaúcha. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, organizada em forma de um estudo de caso múltiplo. A coleta de dados, realizada no período de novembro e dezembro/2010, foi conduzida por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise de conteúdo. Os principais resultados indicam que algumas práticas da gestão externa de custos são utilizadas pelas empresas, porém de forma ainda incipiente. As práticas mais indicadas pelas empresas foram: engenharia reversa (3), markup reverso (1), sistema de informações (2) e análise da cadeia de valor (3). Portanto, o posicionamento das empresas é ainda muito distante do que apregoa a literatura sobre o tema. As dificuldades em acessar dados externos, a falta de pessoal especializado nessas atividades e a satisfação com as informações atuais são os principais argumentos para o baixo uso.
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