REMUNERAÇÃO DOS ADMINISTRADORES DOS BANCOS PORTUGUESES DO PSI20

Autores

  • Jorge José Martins Rodrigues ISCAL
  • Fernando Miguel dos Santos Henriques Seabra ISCAL

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20117

Palavras-chave:

Conselho de Administração, Remunerações, Ética Empresarial

Resumo

O tema do valor da remuneração dos administradores é um dos mais sensíveis de ser tratado. A remuneração, no seu conjunto, deve ser percepcionada como justa e não estar directamente relacionada com os resultados a curto prazo, evitando deste modo situações embaraçosas. A crise financeira iniciada em 2007 promoveu normas legais mais apertadas, para o sector financeiro, em geral, e para as políticas de remuneração e de divulgação da remuneração dos administradores das instituições do sector financeiro, em particular. Seguindo uma metodologia de estudo de casos, como complemento da dimensão teórica que constitui a primeira parte desta comunicação, estudámos a remuneração dos conselhos de administração dos bancos portugueses cotados na NYSE Euronext Lisbon (Índice PSI20). Os resultados deixam perceber que não existe um conjunto coerente de boas práticas, no que respeita à remuneração dos administradores das instituições bancárias, em Portugal. É de esperar, perante as alterações legislativas produzidas, que se venham a definir práticas futuras para o sector bancário, que sejam convergentes entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge José Martins Rodrigues, ISCAL

Jorge José Martins Rodrigues nasceu em 1958. Casado, uma filha. Doutor em Gestão (2007), mestre em Ciências Empresariais (1993) e licenciado em Gestão (1985), pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa, Portugal. Economista. Professor Coordenador no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) do Instituto Politécnico de Lisboa. Investigador na UNIDE/ISCTE, registado na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).  

Exerceu funções de gestão (planeamento, marketing, comercial, finanças) no sector privado, público e cooperativo, durante mais de quinze anos.

Como actividade científica participa em júris de doutoramento e de mestrado, intervém em eventos científicos com apresentação de comunicações, publicação de artigos em revistas com referee, de capítulos em livro, working papers, e outras publicações. 

É autor dos livros Corporate Governance: Uma introdução (Edições Pedago, 2008) e Corporate Governance: retomar a confiança perdida Escolar Editora, 2009). É co-autor e co-organizador do livro Responsabilidade Social das OrganizaçõesPerspectivas de Investigação: Banca – Empresas Não Financeiras – Indicadores (Edições Pedago, 2008).

Tem como áreas de interesse e de ensino: gestão global e estratégia, governabilidade organizacional, responsabilidade social e ética das organizações, marketing, finanças empresariais, planeamento e controlo de gestão, avaliação do desempenho das organizações. Contacto: jjmring@gmail.com   

Publicado

2011-07-25

Como Citar

Rodrigues, J. J. M., & Seabra, F. M. dos S. H. (2011). REMUNERAÇÃO DOS ADMINISTRADORES DOS BANCOS PORTUGUESES DO PSI20. Revista Universo Contábil, 7(2), 130–145. https://doi.org/10.4270/ruc.20117

Edição

Seção

Seção Internacional