EM BUSCA DA LEGITIMIDADE SOCIAL: RELAÇÃO ENTRE O IMPACTO AMBIENTAL DA ATIVIDADE ECONÔMICA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS E OS INVESTIMENTOS NO MEIO AMBIENTE

Autores

  • Márcia Reis Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Márcio André Veras Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Fernando Dal Ri Murcia

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20117

Palavras-chave:

Responsabilidade Social. Legitimidade Social. Investimento Ambiental.

Resumo

Para atingir a legitimidade social, é possível que as empresas adotem certos procedimentos, não porque acreditem na eficiência deles, mas porque a sociedade entende que tais mecanismos são eficazes e, por isso, impõe-lhes o dever de observá-los. Mais especificamente no que diz respeito ao meio ambiente, empresas poderiam estar realizando investimentos não por estarem efetivamente preocupadas com sua preservação, mas sim por necessitarem, de certa forma, legitimar sua posição no meio em que estão inseridas. Dentro desse contexto, este estudo objetiva analisar a relação entre o impacto ambiental decorrente da atividade econômica e o volume de investimentos no meio ambiente das empresas brasileiras. A amostra compõe-se das 205 empresas que apresentaram o Balanço Social nos anos de 2005, 2006 e 2007. Essas empresas foram classificadas pelo potencial de poluição e o grau de utilização de recursos naturais, de acordo com a Lei nº 10.165/2000, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. Para atingir o objetivo estabelecido, utilizaram-se as técnicas Qui-quadrado e Análise de Correspondência (ANACOR). O teste Qui-quadrado confirmou a relação entre o impacto ambiental potencial e os investimentos ambientais. Do mesmo modo, a ANACOR evidenciou que as empresas cuja atividade não causam impacto ambiental estão mais propensas a realizarem baixos investimentos ambientais. Por outro lado, empresas de alto e pequeno/médio impacto ambiental estão mais predispostas a realizarem altos e moderados investimentos ambientais, corroborando com a teoria da legitimação, onde os investimentos são uma estratégia para buscar legitimação social.

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Biografia do Autor

Márcia Reis Machado, Universidade Federal da Paraíba

Márcio André Veras Machado, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em contabilidade (unifor), mestre (UFPB) e doutor (UnB) em Administração, com conentração em finanças. Professor do Programa de Pós-Graduação em Admiinistração da Unviersidade Federal da Paraíba )PPGA/UFPB).

Fernando Dal Ri Murcia

Graduado, mestre (UFSC) e doutor (USP) em Contabilidade.

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Publicado

2011-04-20

Edição

Seção

Seção Nacional