EL CUADRO DE MANDO INTEGRAL EN LA GESTIÓN DE LAS ORGANIZACIONES DEL SECTOR PÚBLICO: EL CASO UNIVERSIDAD CENTROCCIDENTAL LISANDRO ALVARADO

Autores

  • Eunice Loida Bastidas Bermúdez Universidad Centroccidental Lisandro Alvarado
  • Zahira Moreno Freitez Universidad Centroccidental Lisandro Alvarado

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20062

Palavras-chave:

Cuadro de mando integral, Teoría Institucional, Teoría de los Stakeholders.

Resumo

Este trabalho objetiva o estudo do Cuadro de Mando Integral (CMI) ou Balanced Scorecard (BSC), como modelo de gestão no âmbito das organizações do setor público, em especial, aquelas que prestam serviços como as universidades públicas. A análise crítica se fundamenta na perspectiva institucional e na teoria dos stakeholders para que se possa compreender como e por que estas organizações adotam as práticas gerenciais do setor empresarial e determinar possíveis condições de êxito dentro das suas limitações e restrições. Finalmente, apresenta-se o caso de uma universidade venezuelana, que na atualidade desenvolve a aplicação do modelo de gestão como resposta ao processo de reformas e mudança, na qual se encontra inserida. Palavras chave: Balenced Scorecard. Teoria Institucional. Teoria de los Stakeholders.

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Como Citar

Bastidas Bermúdez, E. L., & Moreno Freitez, Z. (2007). EL CUADRO DE MANDO INTEGRAL EN LA GESTIÓN DE LAS ORGANIZACIONES DEL SECTOR PÚBLICO: EL CASO UNIVERSIDAD CENTROCCIDENTAL LISANDRO ALVARADO. Revista Universo Contábil, 2(3), 104–118. https://doi.org/10.4270/ruc.20062

Edição

Seção

Seção Internacional