ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE HUMOR EXPRESSO NO TWITTER, RETORNO, VOLATILIDADE E VOLUME DE NEGOCIAÇÕES NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.2023114Palavras-chave:
humor, Mercado de ações, TwitterResumo
O objetivo do estudo é investigar a relação entre a variação do humor expresso no Twitter, retorno das ações, volatilidade e volume de negociações no mercado acionário brasileiro. A amostra foi composta por dados diários do humor expresso no Twitter e do Ibovespa. Esses dados foram analisados por meio de regressão quantílica, em que se investigou o impacto que a variação do humor expresso na plataforma tem no mercado de ações, em função do rápido e amplo alcance, do efeito de rede e do contágio emocional que a mídia gera. O tema é original, com crescente interesse por pesquisas que envolvem as mídias sociais, o sentimento expresso e a sua relação com a tomada de decisão no mercado de ações. O estudo evidenciou que a variação do humor tem relação negativa com o volume de negociações e positiva com a volatilidade do Ibovespa, ou seja, os investidores tendem a estar menos dispostos a negociar quando o humor está oscilando e que a sua variação contribui para o aumento da volatilidade das ações. Existe uma alteração inversa na movimentação dos retornos das ações, conforme o humor do Twitter varia. A relação é negativa quando a variação do humor é baixa e positiva quando é alta. Esses resultados contribuem com os envolvidos no mercado acionário ao evidenciar que o humor é um elemento que afeta o preço dos ativos, como investidores, analistas financeiros e, em especial, reguladores que têm mostrado interesse em monitorar a disseminação de informações financeiras nas mídias sociais, como a atuação de influenciadores digitais. O estudo também trouxe contribuições teóricas à literatura e à academia ao se discutir, de forma inovadora, um assunto em crescente desenvolvimento.
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