COMPORTAMENTO DOS CUSTOS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS E SUA RELAÇÃO COM VARIÁVEIS DE EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Custos, Custos. Comportamento dos custos. Recursos públicos. Universidades federais. Variáveis de educação., Comportamento dos custos, Recursos públicos, Universidades federais, Variáveis de educação

Resumo

Este estudo analisa o comportamento dos custos nas universidades federais brasileiras e sua relação com variáveis de educação no período de 2000 a 2019, por meio de estatística descritiva, frequência e correlação de Pearson. Verifica-se que a multiplicidade de atividades que as universidades desenvolvem – ensino, pesquisa e extensão – se reflete nos custos, cujo comportamento é crescente. Em decorrência, a maioria das variáveis de educação acompanha tal crescimento, uma vez que houve aumentos proporcionalmente maiores em 15 das 22 variáveis analisadas, que, também, possuem correlação positiva e significativa com o total do orçamento executado, com outras despesas correntes, com despesas de capital e com as despesas de pessoal (que representam 81,5% do total). A exceção foi o número de alunos da educação básica que reduziu e teve correlação não significativa, assim como os atendimentos no hospital universitário. O custo médio por aluno é de R$ 36.255,62/ano, mas esse cálculo simplista não é suficiente para compreender a magnitude do seu comportamento, devido à pluralidade de atividades e à complexidade dos serviços e benefícios ofertados pelas universidades. Assim, a pesquisa apresenta contribuições ao detalhar as variáveis envolvidas, bem como traz insights sobre a possibilidade de evolução do tema voltado para a definição de estratégias e políticas públicas transparentes em termos de alocação de recursos públicos.

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Biografia do Autor

Dayana Trento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Controle de Gestão; Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - Centro Socioeconômico, Departamento de Ciências Contábeis, Campus Universitário.

Altair Borgert, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Engenharia de Produção; Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - Centro Socioeconômico, Departamento de Ciências Contábeis, Campus Universitário.

Emanuele Engelage, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Contabilidade; Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - Centro Socioeconômico, Departamento de Ciências Contábeis, Campus Universitário.

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Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Seção Nacional