ANÁLISE DE ASPECTOS RELACIONADOS À APRENDIZAGEM EM UM CURSO À DISTÂNCIA

Autores

  • Lisiane Quadrado Closs UFRGS
  • Vania Bessi UFRGS
  • Juliane Aramburu UFRGS
  • Roberto Ruas UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p48-57

Palavras-chave:

aprendizagem, ensino à distância

Resumo

O artigo analisa aspectos relacionados à aprendizagem individual em um curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros, realizado pela modalidade de ensino à distância, desenvolvido por uma universidade federal. O curso foi contratado por uma instituição financeira de âmbito nacional para capacitar futuros gestores. A análise desenvolvida privilegiou a primeira disciplina do curso, denominada Responsabilidade Sócio-Ambiental e concentrou-se em 3 de um total de 20 turmas que participam do programa, localizadas em Porto Alegre (RS), Londrina e Pato Branco (PR). Utilizaram-se, para a análise, os conteúdos das manifestações virtuais de alunos registradas nos diferentes canais disponibilizados como recursos pedagógicos: fóruns, chats e cafés virtuais. Buscou-se a sistematização de elementos que favorecem ou dificultam a aprendizagem entre os alunos. Os resultados iluminam possibilidades e limites específicos do Ensino à Distância, no que se refere à problemática da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Quadrado Closs, UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2008-10-20

Como Citar

Closs, L. Q., Bessi, V., Aramburu, J., & Ruas, R. (2008). ANÁLISE DE ASPECTOS RELACIONADOS À APRENDIZAGEM EM UM CURSO À DISTÂNCIA. Revista De Negócios, 13(2), 48–57. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p48-57

Edição

Seção

Artigos