DEPOIS DO BOOM: O PIONEIRISMO DE EMPRESAS DO RAMO VAREJISTA BRASILEIRO NA ADOÇÃO DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

Autores

  • Marie Anne Macadar Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier Universidade do Vale do Itajaí
  • Grace Vieira Becker Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n2p11-30

Palavras-chave:

Comércio Eletrônico, pioneirismo, varejo, estratégia

Resumo

Com o olhar no presente, analisa-se o pioneirismo de empresas do ramo varejista brasileiro na incorporação de atividades de Comércio Eletrônico (CE) às operações existentes. Neste sentido, são investigados os seguintes aspectos: a evolução dos negócios virtuais, as novas estruturas organizacionais criadas para apoiar as atividades de CE, os impactos exercidos por estas atividades na estrutura organizacional dos casos estudados e a posição das empresas diante de modelos de análise e compreensão dos negócios virtuais. Erros e acertos, avanços e retrocessos são discutidos com base em três estudos de caso realizados e analisados sob o foco de dois modelos teóricos. Constata-se que o principal desafio ainda continua sendo o de transformar “bits” em “átomos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marie Anne Macadar, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier, Universidade do Vale do Itajaí

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo da Universidade do Vale do Itajaí - PPGAT/UNIVALI.

Grace Vieira Becker, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora do Mestrado em Administração e Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MAN/PUCRS)

Publicado

2009-12-02

Como Citar

Macadar, M. A., Cancellier, Éverton L. P. de L., & Becker, G. V. (2009). DEPOIS DO BOOM: O PIONEIRISMO DE EMPRESAS DO RAMO VAREJISTA BRASILEIRO NA ADOÇÃO DE COMÉRCIO ELETRÔNICO. Revista De Negócios, 14(2), 11–30. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n2p11-30

Edição

Seção

Artigos