AS REDES EMPRESARIAIS DE NEGÓCIOS E O SEU PODER COMPETITIVO: RACIONALIDADE LÓGICA OU ESTRATÉGICA?
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n1p11-27Palavras-chave:
Rede de Negócios, Rede Estratégica, EstratégiaResumo
O objetivo foi analisar como as empresas se agrupam organizando-se sob a forma de uma rede empresarial de negócios, denominada Rede de Negócios. A rede é formada em cooperação para competir com outro grupo de empresas que atua no mesmo setor ou segmento empresarial. A partir de uma discussão do conceito de Rede de Negócios, este estudo faz uma análise teórica e empírica de um caso de rede formada pelo consórcio modular da Volkswagen Caminhões e Ônibus – operações da América do Sul. Entre as principais discussões, constataram-se duas vertentes de racionalização para a teorização sobre redes: a lógica e a estratégica. Evidenciaram-se características e efeitos das Redes de Negócios a partir dessas vertentes. Também, evidenciou-se a posição e poder de negociação entre membros da rede. Observou-se que conforme a forma de pensar, a Rede de Negócios é formada para explorar negócios com base na lógica, ou, é constituída para competir com base pensamento ou raciocínio estratégico. O poder competitivo da rede formada a partir do raciocínio estratégico ficou evidente quando a competição é entre grupos que operam no mesmo ramo e setor. As principais contribuições do estudo são explorar o tema e procurar ampliar a sua discussão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-10-20
Como Citar
Dutra, I. de S., Zaccarelli, S. B., & dos Santos, S. A. (2008). AS REDES EMPRESARIAIS DE NEGÓCIOS E O SEU PODER COMPETITIVO: RACIONALIDADE LÓGICA OU ESTRATÉGICA?. Revista De Negócios, 13(1), 11–27. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n1p11-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
Click here for the copyright statement.