AS REDES EMPRESARIAIS DE NEGÓCIOS E O SEU PODER COMPETITIVO: RACIONALIDADE LÓGICA OU ESTRATÉGICA?

Autores

  • Ivan de Souza Dutra Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/PR)
  • Sérgio Baptista Zaccarelli Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Universidade Paulista (UNIP).
  • Sílvio Aparecido dos Santos Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n1p11-27

Palavras-chave:

Rede de Negócios, Rede Estratégica, Estratégia

Resumo

O objetivo foi analisar como as empresas se agrupam organizando-se sob a forma de uma rede empresarial de negócios, denominada Rede de Negócios. A rede é formada em cooperação para competir com outro grupo de empresas que atua no mesmo setor ou segmento empresarial. A partir de uma discussão do conceito de Rede de Negócios, este estudo faz uma análise teórica e empírica de um caso de rede formada pelo consórcio modular da Volkswagen Caminhões e Ônibus – operações da América do Sul. Entre as principais discussões, constataram-se duas vertentes de racionalização para a teorização sobre redes: a lógica e a estratégica. Evidenciaram-se características e efeitos das Redes de Negócios a partir dessas vertentes. Também, evidenciou-se a posição e poder de negociação entre membros da rede. Observou-se que conforme a forma de pensar, a Rede de Negócios é formada para explorar negócios com base na lógica, ou, é constituída para competir com base pensamento ou raciocínio estratégico. O poder competitivo da rede formada a partir do raciocínio estratégico ficou evidente quando a competição é entre grupos que operam no mesmo ramo e setor. As principais contribuições do estudo são explorar o tema e procurar ampliar a sua discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan de Souza Dutra, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/PR)

Professor Assistente do Departamento de Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/PR). Mestre em Administração pela UEL/ e doutorando em Administração FEA/USP. Pesquisador Membro do Grupo de Pesquisa em Administração Avançada e Empreendedorismo da FEA/USP (GPEADE), do Grupo de Pesquisa em Inteligência Competitiva (GPIC) e de Administração e Ciência da Informação da UNICENTRO/PR.

Sérgio Baptista Zaccarelli, Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Universidade Paulista (UNIP).

Professor Emérito do Departamento de Administração da FEA, Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Universidade Paulista (UNIP). Pesquisador Membro do Grupo de Pesquisa Organizações: Teoria, Comportamento e Gestão da UNIP. Autor de livros sobre teoria, estratégia e gestão empresarial.

Sílvio Aparecido dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Titular do Departamento de Administração da FEA, Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Administração pela FEA/USP e Pós-doutor pelo Conservatoire National des Arts et Metiers – França. Líder do Grupo de Pesquisa em Administração Avançada e Empreendedorismo da FEA/USP (GPEADE). Autor de livros sobre teorias administrativas e empreendedorismo.

Publicado

2008-10-20

Como Citar

Dutra, I. de S., Zaccarelli, S. B., & dos Santos, S. A. (2008). AS REDES EMPRESARIAIS DE NEGÓCIOS E O SEU PODER COMPETITIVO: RACIONALIDADE LÓGICA OU ESTRATÉGICA?. Revista De Negócios, 13(1), 11–27. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n1p11-27

Edição

Seção

Artigos