A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO DE CONSUMO SOBRE A QUALIDADE PERCEBIDA DE ALIMENTOS CONSUMIDOS FORA DE CASA

Autores

  • Elisângela da Costa Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dario de Oliveira Lima Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Danielle Mantovani Lucena da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n1p60-75

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Consumo de alimentos, Serviço de alimentação

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar se o ambiente onde dá o consumo influencia a percepção de qualidade do alimento por parte do consumidor. Para tanto, utilizou-se como base a pesquisa de Edwards et al. (2000), que revelou que o ambiente produz influência sobre a percepção de qualidade do alimento. Por meio de um método experimental, foram servidas a mesma refeição em três ambientes distintos, para o mesmo grupo de indivíduos. Os ambientes foram classificados de baixo, médio e alto valor de serviço agregado, de acordo com o nível de serviços oferecidos. A amostra de 50 trabalhadores de nível médio pertence a uma empresa comercial de uma capital do Centro-Oeste brasileiro. Para avaliar as respostas dos indivíduos foram utilizadas algumas técnicas como a análise discriminante e a análise de variância. Dentre os resultados, observou-se que os indivíduos amostrados conseguem diferenciar os ambientes parcialmente, pois consideram o ambiente convencional (média sofisticação) como sendo o melhor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela da Costa Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Administraçao pela UFMS

Dario de Oliveira Lima Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administraçao pela FGV.

Danielle Mantovani Lucena da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Administraçao com ênfase em Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor pela UFPR.

Publicado

2008-11-25

Como Citar

Almeida, E. da C., Lima Filho, D. de O., & Lucena da Silva, D. M. (2008). A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO DE CONSUMO SOBRE A QUALIDADE PERCEBIDA DE ALIMENTOS CONSUMIDOS FORA DE CASA. Revista De Negócios, 13(1), 60–75. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n1p60-75

Edição

Seção

Artigos