INTERNACIONALIZAÇÃO DO VAREJO ALIMENTAR: ANÁLISE DE TRES CASOS A LUZ DE DUAS TERORIAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n1p10-29Palavras-chave:
varejo, estratégia empresarial, história empresarial, internacionalizaçãoResumo
O artigo trata da internacionalização do varejo alimentar, apresentando estudos de casos múltiplos. Os principais aspectos relativos às redes adotadas foram levantados em artigos acadêmicos – havendo também aportes da literatura especializada em negócios. Em função do ingresso de diversas redes internacionais em nosso mercado, o estudo ganha contornos interessantes por apresentar possibilidades estratégicas aos maiores varejistas nacionais que ainda estão apenas restritos ao nosso mercado, e que, dessa forma, necessitam avaliar o acerto da manutenção dessa estratégia face ao acirramento da concorrência que vem sendo observado no setor. O estudo apontou nítidas vantagens do processo de internacionalização, seja como formas de encontrar novos mercados visando manter o crescimento, seja para defender-se devido à internacionalização dos principais players. O emprego das visões de Alexander (1997) e Al-Yeung e Henley (2003) mostrou-se prático na análise dos casos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Click here for the copyright statement.