INTERNACIONALIZAÇÃO DO VAREJO ALIMENTAR: ANÁLISE DE TRES CASOS A LUZ DE DUAS TERORIAS

Autores

  • Roberto - Minadeo Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n1p10-29

Palavras-chave:

varejo, estratégia empresarial, história empresarial, internacionalização

Resumo

O artigo trata da internacionalização do varejo alimentar, apresentando estudos de casos múltiplos. Os principais aspectos relativos às redes adotadas foram levantados em artigos acadêmicos – havendo também aportes da literatura especializada em negócios. Em função do ingresso de diversas redes internacionais em nosso mercado, o estudo ganha contornos interessantes por apresentar possibilidades estratégicas aos maiores varejistas nacionais que ainda estão apenas restritos ao nosso mercado, e que, dessa forma, necessitam avaliar o acerto da manutenção dessa estratégia face ao acirramento da concorrência que vem sendo observado no setor. O estudo apontou nítidas vantagens do processo de internacionalização, seja como formas de encontrar novos mercados visando manter o crescimento, seja para defender-se devido à internacionalização dos principais players. O emprego das visões de Alexander (1997) e Al-Yeung e Henley (2003) mostrou-se prático na análise dos casos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto - Minadeo, Faculdade Novos Horizontes

Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ - 1998). Mestre em Administração (COPPEAD/UFRJ - 1992).

Prof. e Pesquisador do Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade Novos Horizontes.

Publicado

2009-09-01

Como Citar

Minadeo, R. .-. (2009). INTERNACIONALIZAÇÃO DO VAREJO ALIMENTAR: ANÁLISE DE TRES CASOS A LUZ DE DUAS TERORIAS. Revista De Negócios, 14(1), 10–29. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n1p10-29

Edição

Seção

Artigos