A Importância do Ensino Empreendedor na Formação do Nível Técnico

Autores

  • Marcos Hashimoto Faculdade Campo Limpo Paulista University of Indianapolis
  • Ranulfo Soares da Fonseca Jr Senac Sao Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n3p7-18

Palavras-chave:

Entrepreneurship, Entrepreneurship Education, Secondary Education,

Resumo

Este estudo analisou as propostas de ensino de empreendedorismo no ensino técnico profissionalizante. A carreira empreendedora é opção de 64% dos alunos de cursos técnicos patrocinados pelo Estado. A formação empreendedora nestes cursos é diferenciada, cuja proposta final é o fortalecimento da personalidade do aluno e o desenvolvimento das capacidades de iniciativa, criação, planejamento e inserção competitiva no mercado. As escolas técnicas vêm mostrado importância fundamental para a amplitude de formação de mão de obra. Para esta análise, apresentamos dois programas de metodologia pedagógica do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e outra da ETEC – Escolas Técnicas de Instituto Paula Souza. Ambas as instituições de ensino são voltadas para o ensino empreendedor documentado através das bibliografias e do programa de ensino desde o processo de ingresso no curso até a sua finalização. Os resultados demonstraram que, mais do que a simples formação do aluno em conceitos e práticas empreendedoras, as instituições analisadas buscam a formação de competências empreendedoras de seus alunos, integrados a todo o processo educacional, dentro e fora de sala de aula, como forma de aumentar as chances de sucesso do futuro empreendedor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Hashimoto, Faculdade Campo Limpo Paulista University of Indianapolis

Ph.D. in Business Administration at EAESP/FGV (AACSB accredited). Associate Professor at University of Indianapolis and Researcher in Entrepreneurship at Faculdade Campo Limpo Paulista in Sao Paulo, Brazil. Founded Polifonia Free School of Creative Protagonism. Past experience as Director of Entrepreneurship Center at Fundacao Armando Alvares Penteado in Sao Paulo, Brazil. Founded Anegepe (National Association of Entrepreneurship and Small Business Studies). Consulting services in Corporate Innovation, Business Planning, Strategic Planning and Entrepreneurship Centers.  Entrepreneurship Center Director at Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (AACSB accredited), Sao Paulo, Brazil; MBA Professor at Business School Sao Paulo, ESPM and Ibmec Sao Paulo; Coordinator of Corporate Innovation Competion (Insper) and Business Plan Competitions (Insper and EAESP/FGV); and 20 years executive career at Citibank N.A. and Cargill Inc. in Brazil. Author of four books on Entrepreneurship and Business Plans. Research areas include: Corporate Entrepreneurship and Entrepreneurship Education. International Awards on Entrepreneurship Education (REE, USASBE 3E-Learning and AOM OLTR). Visiting professor at Universidad de Los Andes (AACSB) Summer Courses in Bogota, Colombia. Mentor Professor at Stanford Technology Venture Program Roundtable of Entrepreneurship Education in 2007. Visiting professor at University of Texas in San Antonio Summer Program.

Publicado

2019-02-08

Como Citar

Hashimoto, M., & Fonseca Jr, R. S. da. (2019). A Importância do Ensino Empreendedor na Formação do Nível Técnico. Revista De Negócios, 23(3), 7–18. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n3p7-18

Edição

Seção

Articles