Processo De Expatriação Na Internacionalização: Estudo De Caso Em Uma Empresa Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n2p57-72Palavras-chave:
Expatriação, Gestão de Pessoas Internacional, Internacionalização, Estratégia de InternacionalizaçãoResumo
Para que se tenha sucesso no processo de expatriação e condução de negócios internacionais, práticas e políticas de Gestão de Pessoas devem estar alinhadas às estratégias empresariais a fim de contribuir para a consecução dos objetivos globais da organização. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a influência da expatriação na estratégia de internacionalização através de um estudo de caso qualitativo em uma empresa brasileira e sua subsidiária portuguesa. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro semiestruturado, contemplando 23 entrevistas. Na análise de dados, foi utilizado o software Max-Qda (2007) para organização das categorias de análise, baseada na técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que a empresa está voltada para o mercado brasileiro com lento amadurecimento internacional e propicia o surgimento de novas configurações de empregados internacionais (cidadão do mundo, flexpatriado e gestor global). Apesar de a expatriação ser entendida como importante, é usada de maneira pontual; está voltada para levar a cultura da empresa para as unidades do exterior. Esse estudo contribui para que as organizações incluam a expatriação nas estratégias organizacionais e a percebam como um importante processo na globalização da empresa. Como sugestões de estudos futuros, deve-se analisar as diferenças no amadurecimento de internacionalização e as tendências para a gestão de expatriados das diferentes teorias de internacionalização. Se torna interessante entender, em longo prazo, o amadurecimento da internacionalização e, portanto, sugere-se um estudo longitudinal para acompanhar tal processo.
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