Processos de Aprendizagem Organizacional e Indicadores de Desempenho: Estudo com Gestores Empresariais
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2017v22n4p19-39Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional, Indicadores de Desempenho, Tomada de Decisão.Resumo
A Aprendizagem Organizacional (AO) pode ser considerada um processo contínuo de apropriação de conhecimentos novos em níveis individuais, coletivos e organizacionais, num contexto organizacional. Indicadores de desempenho são ferramentas de controle para a tomada de decisões gerenciais e administrativas. Além disso, AO tem relação com o desempenho organizacional diretamente na capacidade individual e organizacional. O objetivo foi analisar a contribuição dos processos de AO, tanto formal quanto informal, na interpretação e o uso dos indicadores de desempenho para a tomada de decisão gerencial. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo, com análise de conteúdo, pela grade mista. As empresas selecionadas são quatro produtoras de maçã, situadas em Vacaria (RS). Foram realizadas onze entrevistas com gestores, dentre os quais diretores, coordenadores financeiros e administrativos. Os resultados indicaram que as formas de aprendizagem que mais contribuem na interpretação dos indicadores para tomada de decisão são a reflexão e o experienciar. Identificou-se que a forma de perceber e interpretar a mesma situação ou um mesmo indicador é diferente em cada gestor. Também foi possível a identificação de aspectos relacionados às dificuldades nas formas de aprendizagem. Por fim, destacando a dinâmica e complexidade das relações com a tomada de decisão, identificaram-se três aspectos associados com a aprendizagem que interferem nas decisões gerenciais: interpretação dos indicadores, pressentimentos/feeling e experiências pessoais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-08-01
Como Citar
Panosso, O., Larentis, F., Antonello, C. S., Fachinelli, A. C., & Camargo, M. E. (2018). Processos de Aprendizagem Organizacional e Indicadores de Desempenho: Estudo com Gestores Empresariais. Revista De Negócios, 22(4), 19–39. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2017v22n4p19-39
Edição
Seção
Articles
Licença
Click here for the copyright statement.