A Intenção Empreendedora de Estudantes e os fatores que a influenciam

Autores

  • Emerson Atilio Birchler Fucape Business School
  • Aridelmo Teixeira Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2017v22n2p7-22

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Teoria do Comportamento Planejado, Programa Nacional de Assistência Estudantil, Política de Assistência Estudantil.

Resumo

Reconhecendo o papel de destaque do empreendedorismo dentro do cenário econômico mundial, (A) o objetivo desta pesquisa é identificar os fatores extrínsecos e intrínsecos que influenciam a intenção empreendedora de estudantes. (B) Para isso, foram utilizadas as variáveis da Teoria do Comportamento Planejado – TCP (atitude, norma subjetiva e comportamento percebido) além de uma quarta chamada fatores socioeconômicos. Aplicado o questionário desenvolvido por Linán e Chen (2009) pela primeira vez (F) a alunos do Instituto Federal do Espírito Santo, compilados os dados e realizada as devidas regressões, observou-se que (C) somente fatores intrínsecos, representados pelas variáveis atitude e comportamento percebido, influenciaram a intenção empreendedora. A partir destes resultados, este estudo pretende (D) contribuir no apoio aos programas de empreendedorismo em instituições de ensino destinados a incentivar os estudantes a abrirem o seu próprio negócio e a (E) limitação desta pesquisa encontra-se na imprevisibilidade do comportamento se confirmar no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Atilio Birchler, Fucape Business School

Mestre em Administração de Empresas

Aridelmo Teixeira, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

Downloads

Publicado

2018-05-17

Como Citar

Birchler, E. A., & Teixeira, A. (2018). A Intenção Empreendedora de Estudantes e os fatores que a influenciam. Revista De Negócios, 22(2), 7–22. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2017v22n2p7-22

Edição

Seção

Articles