ESCALAS E MÉTODOS DE ANÁLISE EM PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES

Autores

  • Cláudia Maria de Oliveira Matsukuma USP
  • José Mauro da Costa Hernandez UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2007v12n2p85-102

Palavras-chave:

Satisfação do Consumidor, Serviço ao cliente, Pesquisa de marketing

Resumo

Este estudo compara a utilização das escalas de diferencial semântico, ordenação e soma constante e a análise de dados por meio de satisfação simples, análise de gap, modelo importância-satisfação e abordagem multiplicativa na mensuração da satisfação com os atributos de um determinado produto ou serviço. O objetivo do estudo é refletir sobre a utilização das escalas e técnicas, comparando os resultados obtidos em cada uma. Para se testar as hipóteses formuladas, foram coletados dados utilizando-se um questionário estruturado hospedado em meio eletrônico e uma amostra obtida pelo sistema “bola-de-neve”. Os resultados mostraram que as três escalas apresentam resultados significativamente diferentes apesar de as amostras serem parecidas. As quatro formas de análise também apresentam diferenças consideráveis com base nos mesmos dados. Conclui-se, portanto, que as escalas podem influenciar os resultados obtidos em uma coleta de dados, assim como as formas de análise apresentam resultados diferentes para os mesmos dados.

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Publicado

2007-11-11

Como Citar

Matsukuma, C. M. de O., & Hernandez, J. M. da C. (2007). ESCALAS E MÉTODOS DE ANÁLISE EM PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES. Revista De Negócios, 12(2), 85–102. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2007v12n2p85-102

Edição

Seção

Artigos