O EMPREENDEDORISMO E A EVOLUÇÃO ECONÔMICA DAS NAÇÕES: IDÉIAS E CONCEITOS PARA SEU SUCESSO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2007v12n2p18-33Palavras-chave:
Empreendedorismo, Inovação, Redes Sociais, Agrupamentos de EmpresasResumo
Este artigo apresenta uma análise comparativa entre os dados das pesquisas sobre empreendedorismo realizadas pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em 2002 e 2003. O objetivo principal é contribuir para melhor compreender o movimento empreendedor brasileiro, tendo como referência as experiências internacionais, e oferecer novas formas de abordagem a serem consideradas por possíveis empreendedores. A princípio, esta pesquisa - exploratória, documental, bibliográfica, descritiva e qualitativa - procura evidenciar que o empreendedorismo pode ser entendido pelo estudo de exemplos ocorridos ao longo da história. Durante esse relato histórico, é introduzido o conceito de inovação, que é um elemento fundamental no processo empreendedor. Na seqüência, o trabalho busca demonstrar, por meio da análise comparativa, algumas semelhanças entre o processo empreendedor brasileiro e o de outros países, apresenta e discute o conceito de redes sociais como instrumento para viabilização de empreendimentos, e finaliza com a apresentação do conceito de agrupamento de empresas, suas vantagens e requisitos para uma implementação eficaz.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2007-11-11
Como Citar
Peleias, I. R., Macedo da Silva, A. J., Guimarães, I. do C., Machado, L. de S., & Segreti, J. B. (2007). O EMPREENDEDORISMO E A EVOLUÇÃO ECONÔMICA DAS NAÇÕES: IDÉIAS E CONCEITOS PARA SEU SUCESSO NO BRASIL. Revista De Negócios, 12(2), 18–33. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2007v12n2p18-33
Edição
Seção
Artigos
Licença
Click here for the copyright statement.