Consumo, emoções e prática de esporte entre mulheres: Uma investigação sobre os antecedentes emocionais do consumo feminino de esporte

Autores

  • João Felipe Rammelt Sauerbronn PPGA/Unigranrio
  • Denise Franca Barros PPGA/Unigranrio
  • Eduardo André Teixeira Ayrosa PPGA/Unigranrio
  • Marta Cristina Nunes Cruz Fleming IBMEC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n4p3-20

Palavras-chave:

Estudo de Consumo, Esporte, Emoções, Mercadologia

Resumo

As emoções são fenômenos importantes para a formação de significados de consumo e para a definição de valores de consumo de bens e serviços. Elias (1992), Nista-Piccolo e Winterstein (1995) e Spink (2012), sustentam que a prática de esportes e o consumo de produtos e eventos esportivos parecem estar fortemente relacionados às emoções. O presente estudo tem como objetivo examinar os antecedentes emocionais do consumo feminino de esporte e espera-se contribuir para a melhor compreensão das emoções associadas ao consumo referente à prática de esportes. Partimos de uma perspectiva sociológica na qual as interações sociais têm influência na construção das emoções. O córpus de dados foi construído a partir de entrevistas em profundidade, que foram interpretados a partir da análise de discurso. Durante a análise buscou-se observar fatores emocionais que afetam a construção das suas suposições de consumo, e como essas suposições se transformam em valores de consumo femininos de esporte. A análise das entrevistas mostrou que os sentimentos posi tivos e negativos das mulheres em relação ao consumo de esporte são determinados em grande parte pelas sanções e incentivos emocionais advindos do seu ambiente social: família e escola. Se a família e a escola são importantes formadores deste mundo social das emoções, o corpo é o local de residência das premissas de consumo feminino de esporte. A aceitação ou rejeição do corpo move a mulher rumo à sua modificação, sua aceitação ou a simples negação das sanções emocionais da sociedade. Fica claro, o papel do corpo como espaço individual de exposição e avaliação das premissas de consumo, onde a mulher expõe mais diretamente seus significados de consumo e se sujeita a avaliação externa.

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Biografia do Autor

João Felipe Rammelt Sauerbronn, PPGA/Unigranrio

Professor Adjunto do PPGA/Unigranrio

Denise Franca Barros, PPGA/Unigranrio

Professora Adjunta do PPGA/Unigranrio

Eduardo André Teixeira Ayrosa, PPGA/Unigranrio

Professor Adjunto do PPGA/Unigranrio

Marta Cristina Nunes Cruz Fleming, IBMEC-RJ

Professora do IBMEC-RJ

Publicado

2015-01-26

Como Citar

Sauerbronn, J. F. R., Barros, D. F., Ayrosa, E. A. T., & Fleming, M. C. N. C. (2015). Consumo, emoções e prática de esporte entre mulheres: Uma investigação sobre os antecedentes emocionais do consumo feminino de esporte. Revista De Negócios, 19(4), 3–20. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n4p3-20

Edição

Seção

Artigos