Modelo de processo de diagnóstico mercadológico para organizações de serviços de pequeno e médio portes

Autores

  • Aléssio Bessa Sarquis Universidade Sul de Santa Catarina – UNISUL Pós-Graduação Mestrado em Administração - PPGA
  • Nádia Kassouf Pizzinatto Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n2p81-100

Palavras-chave:

Planejamento de marketing, diagnóstico mercadológico, modelo de diagnóstico.

Resumo

O artigo aborda o diagnóstico mercadológico como etapa do planejamento de marketing e apresenta proposta inédita de modelo de elaboração. Trata-se de ensaio produzido a partir de estudo exploratório em dados secundários fruto de pesquisa bibliográfica, orientação de vários trabalhos acadêmicos e experiência de 15 anos dos autores, tanto acadêmica quanto profissional, na prestação de serviços de diagnósticos mercadológicos. Na construção do modelo proposto, o ensaio inova por aprofundar, interligar e colocar na seqüência lógica de aplicação as atividades/componentes do processo de diagnóstico mercadológico. Ao final, a artigo apresenta implicações gerenciais na aplicação do modelo e sugestões para futuros estudos.

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Biografia do Autor

Aléssio Bessa Sarquis, Universidade Sul de Santa Catarina – UNISUL Pós-Graduação Mestrado em Administração - PPGA

•Doutor em Administração pela FEA/USP·Mestre em Administração pelaFURB·Economista pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR·Ex-gerente comercial do Banco Francês e Brasileiro S.A.·Ex-consultor interno da Tubos e Conexões Tigre·Ex-assessor de diretoria da Associação Comercial e Industrial de Joinville – ACIJ no projeto de consultoria grupal para pequenas empresas·Ex-consultor de marketing e vendas da Audit Consultores S/C, da R&S Consultores e daIntermarket Consultoria e Projetos·Ex-gerente de marketing daDouat Cia Têxtil S.A.·Professor-visitante do departamento de marketing do Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey - ITESM (México)·Estágio na HandwerkskamerFün München UndOberbayern (Alemanha), em gestão de pequenos empreendimentos e novos negócios.·Desenvolveu diversos trabalhos científicos apresentados em eventos como Semead da Universidade de São Paulo/USP, Semana de Administração da FaculdadeCenecista Presidente Kennedy/PR e Asian-PacificConference on InternacionalAccounting Issues/Tailand.·Autor de vários artigos científicos sobre gestão de marketing, pequenas empresas e organizações de serviços, publicados em revistas científicas da UNIVILLE, UNERJ, UNIVALI, FURB, UNIPLAC, UNOESC e USP·Autor do livro “Marketing para pequenas empresas: a indústria de confecção”, publicado pela Editora do SENAC, São Paulo, em 2003 e do livro “Estratégias de marketing para serviços: como as organizações de serviços devem estabelecer e implementar estratégias de marketing”, em fase de publicação pela Editora Atlas, São Paulo.

Nádia Kassouf Pizzinatto, Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Doutora em administração pela EAESP/FGV e professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Sarquis, A. B., & Pizzinatto, N. K. (2013). Modelo de processo de diagnóstico mercadológico para organizações de serviços de pequeno e médio portes. Revista De Negócios, 18(2), 81–100. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n2p81-100

Edição

Seção

Artigos