GUATCHUP: O CASO DE UMA INOVAÇÃO DE PRODUTO POR UMA ASSOCIAÇÃO DE PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Luciana Oranges Cezarino
  • Janaina de Moura Engracia Giraldi

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2005v10n2p%25p

Palavras-chave:

Pequenas e médias empresas, Produtos novos – inovações tecnológicas

Resumo

A competitividade, para muitas empresas, e mesmo para países, depende da manutenção de um lançamento constante de novos produtos. O objetivo do presente trabalho é apresentar um caso de inovação de produto, resultado da busca de uma associação de produtores de goiaba por aplicações e novos usos da fruta. Por meio de um modelo próprio, a associação, dada conjuntura econômica e institucional retratada no presente trabalho, produziu o primeiro dos seis novos produtos derivados de goiaba vermelha. Em conclusão, verificou-se que a forma encontrada para inovar foi possível devido ao correto gerenciamento das pequenas empresas que trouxe escala permitindo aumento da capacidade técnica, mercadológica e financeira. Isso facilitou as interações e interdependências entre os produtores, o que permitiu a eles um ganho de competitividade via tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2007-10-04

Como Citar

Cezarino, L. O., & Engracia Giraldi, J. de M. (2007). GUATCHUP: O CASO DE UMA INOVAÇÃO DE PRODUTO POR UMA ASSOCIAÇÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. Revista De Negócios, 10(2). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2005v10n2p%p

Edição

Seção

Artigos