GUATCHUP: O CASO DE UMA INOVAÇÃO DE PRODUTO POR UMA ASSOCIAÇÃO DE PEQUENAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2005v10n2p%25pPalavras-chave:
Pequenas e médias empresas, Produtos novos – inovações tecnológicasResumo
A competitividade, para muitas empresas, e mesmo para países, depende da manutenção de um lançamento constante de novos produtos. O objetivo do presente trabalho é apresentar um caso de inovação de produto, resultado da busca de uma associação de produtores de goiaba por aplicações e novos usos da fruta. Por meio de um modelo próprio, a associação, dada conjuntura econômica e institucional retratada no presente trabalho, produziu o primeiro dos seis novos produtos derivados de goiaba vermelha. Em conclusão, verificou-se que a forma encontrada para inovar foi possível devido ao correto gerenciamento das pequenas empresas que trouxe escala permitindo aumento da capacidade técnica, mercadológica e financeira. Isso facilitou as interações e interdependências entre os produtores, o que permitiu a eles um ganho de competitividade via tecnologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2007-10-04
Como Citar
Cezarino, L. O., & Engracia Giraldi, J. de M. (2007). GUATCHUP: O CASO DE UMA INOVAÇÃO DE PRODUTO POR UMA ASSOCIAÇÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. Revista De Negócios, 10(2). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2005v10n2p%p
Edição
Seção
Artigos
Licença
Click here for the copyright statement.